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VXY Mogiana em MG
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Itaú
Taguaúna
Passos
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ramal de Passos - 1950

Guia Levi - 1941
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1921-1971)
Fepasa (1971-1998)
TAGUAÚNA
Município de Passos, MG
Ramal de Passos - km 162,393   MG-2497
    Inauguração: 11.12.1921
Uso atual: abandonada   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1921
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Passos foi inaugurado em seu primeiro trecho de 15 quilômetros ligando Guaxupé a Guaranésia, em 1912. Foi sendo prolongado aos poucos, chegando a Passos, onde terminava, somente em 1921. Em fevereiro de 1977, o tráfego de passageiros foi eliminado, sobrando os cargueiros, que, com o tempo, passaram a atender somente ao carregamento de cimento da fábrica de Itaú de Minas, e vindo não por Guaxupé, mas por São Sebastião do Paraíso, ali chegando pela antiga linha da São Paulo-Minas. Com isso, o trecho entre Guaxupé e S. S. Paraíso foi abandonado, e teve os trilhos retirados por volta de 1990. O trecho entre Paraíso e Itaú de Minas ainda tem seus trilhos, mas as cargas de cimento deixaram de circular já há anos e o abandono da linha é total. O trecho final até Passos teve também os trilhos retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Taguaúna foi inaugurada em 1921, com a linha que seguia de Pratápolis até Passos. Em 22/04/1968, segundo o relatório da Cia. Mogiana para esse ano, foi fechada e transformada em parada. "Trabalhei muito com esse tipo de staff de telégrafo na estação de Taguaúna, acho que era a única estação da Mogiana que tinha esse tipo de material, já que durante a noite ela ficava fechada e a comunicação era feita diretamente entre Itaú e Passos via staff elétrico. Em tempo de chuva, relâmpagos e raios, essa geringonça dava mais choque que cadeira elétrica" (Francisco Marques, 5/8/2008). Em 1973, relatórios da Fepasa ainda acusavam a sua existência, mas em 1986 não foi nem citada no relatório da Fepasa. "A estação de Taguaúna funcionava como depósito de lenha e outros materiais e quase não havia embarque de passageiros, devido a sua pequena distância da estação de Passos. Funcionava também como embarque de mercadorias que iriam ser vendidas no estado de São Paulo, como cereais e café. O relato que tenho é de uma passageira, que fez sua última viagem de trem nessa linha em 1975/76, ano da desativação da mesma. Ela conta que o trem parava sempre na Taguaúna, pois lá era essa fonte de abastecimento e que nessa última viagem, ele parou lá também, o que me leva a crer que ela também tenha sido desativada em 1975/1976. Atualmente está em total abandono, em ruínas, sem vestígio de trilhos. Hoje, fica dentro de uma propriedade particular e ao que me parece, o dono não tem interesse no restauro" (Profª Heliza Faria, 5/7/2012).
(Fontes: Profª Heliza Faria; Francisco Marques; Cia. Mogiana: Relação oficial de estações, 1937; Guia Levi, 1941; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 5/7/2012. Foto Heliza Faria

A estação em 5/7/2012. Foto Heliza Faria

A estação em 5/7/2012. Foto Heliza Faria
     
     
Atualização: 20.09.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.