|
|
...
Itaú
Taguaúna
Passos
...
ramal de Passos - 1950
Guia Levi - 1941
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1921-1971)
Fepasa (1971-1998) |
TAGUAÚNA
Município de Passos, MG |
Ramal de Passos - km 162,393 |
|
MG-2497 |
|
|
Inauguração: 11.12.1921 |
Uso atual: abandonada |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1921 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Passos foi inaugurado em seu primeiro trecho de 15 quilômetros
ligando Guaxupé a Guaranésia, em 1912. Foi sendo prolongado
aos poucos, chegando a Passos, onde terminava, somente em 1921. Em
fevereiro de 1977, o tráfego de passageiros foi eliminado,
sobrando os cargueiros, que, com o tempo, passaram a atender somente
ao carregamento de cimento da fábrica de Itaú de Minas,
e vindo não por Guaxupé, mas por São Sebastião
do Paraíso, ali chegando pela antiga linha da São Paulo-Minas.
Com isso, o trecho entre Guaxupé e S. S. Paraíso foi
abandonado, e teve os trilhos retirados por volta de 1990. O trecho
entre Paraíso e Itaú de Minas ainda tem seus trilhos,
mas as cargas de cimento deixaram de circular já há
anos e o abandono da linha é total. O trecho final até
Passos teve também os trilhos retirados. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Taguaúna foi inaugurada em 1921, com a linha que
seguia de Pratápolis até Passos. Em 22/04/1968,
segundo o relatório da Cia. Mogiana para esse ano, foi fechada
e transformada em parada. "Trabalhei muito com esse tipo de
staff de telégrafo na estação de Taguaúna, acho que era a única estação
da Mogiana que tinha esse tipo de material, já que durante a noite
ela ficava fechada e a comunicação era feita diretamente entre Itaú
e Passos via staff elétrico. Em tempo de chuva, relâmpagos e raios,
essa geringonça dava mais choque que cadeira elétrica" (Francisco
Marques, 5/8/2008). Em 1973, relatórios da Fepasa ainda
acusavam a sua existência, mas em 1986 não foi nem citada
no relatório da Fepasa. "A estação de Taguaúna funcionava
como depósito de lenha e outros materiais e quase não havia embarque
de passageiros, devido a sua pequena distância da estação de Passos.
Funcionava também como embarque de mercadorias que iriam ser vendidas
no estado de São Paulo, como cereais e café. O relato que tenho é
de uma passageira, que fez sua última viagem de trem nessa linha em
1975/76, ano da desativação da mesma. Ela conta que o trem parava
sempre na Taguaúna, pois lá era essa fonte de abastecimento e que
nessa última viagem, ele parou lá também, o que me leva a crer que
ela também tenha sido desativada em 1975/1976. Atualmente está em
total abandono, em ruínas, sem vestígio de trilhos. Hoje, fica dentro
de uma propriedade particular e ao que me parece, o dono não tem interesse
no restauro" (Profª Heliza Faria, 5/7/2012).
(Fontes: Profª Heliza Faria; Francisco Marques;
Cia. Mogiana: Relação oficial de estações,
1937; Guia Levi, 1941; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em 5/7/2012. Foto Heliza Faria |
A estação em 5/7/2012. Foto Heliza Faria |
A estação em 5/7/2012. Foto Heliza Faria |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
20.09.2016
|
|