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Itamogi
Tapir
Ipoméia
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ramal de Passos - 1950
Guia Levi - 1941
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1914-1971)
Fepasa (1971- c.1990) |
TAPIR
Município de Itamogi, MG |
Ramal de Passos - km 74,778 (1937) |
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MG-2496 |
Altitude: 1.034 m |
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Inauguração: 07.09.1914 |
Uso atual: uso desconhecido (2010) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1914 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Passos foi inaugurado em seu primeiro trecho de 15 quilômetros
ligando Guaxupé a Guaranésia, em 1912. Foi sendo prolongado
aos poucos, chegando a Passos, onde terminava, somente em 1921. Em
fevereiro de 1977, o tráfego de passageiros foi eliminado,
sobrando os cargueiros, que, com o tempo, passaram a atender somente
ao carregamento de cimento da fábrica de Itaú de Minas,
e vindo não por Guaxupé, mas por São Sebastião
do Paraíso, ali chegando pela antiga linha da São Paulo-Minas.
Com isso, o trecho entre Guaxupé e S. S. Paraíso foi
abandonado, e teve os trilhos retirados por volta de 1990. O trecho
entre Paraíso e Itaú de Minas ainda tem seus trilhos,
mas as cargas de cimento deixaram de circular já há
anos e o abandono da linha é total. O trecho final até
Passos teve também os trilhos retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Tapir foi inaugurada em 1914. O relatório da Mogiana
de 1913 indica que nesse ano foi iniciada a construção
da estação de Três Barras, no prolongamento
da linha de Tuyuti a Santa Rita de Cássia. Explicando
melhor: a linha, a concessão comprada da Sul Mineira, iria
de Tuiuti - hoje Juréia, e ali se encontrava
com a linha da Sul Mineira - até Santa Rita de Cássia,
local que jamais chegou: parou antes, em São Sebastião
do Paraíso. Suponho que Três Barras tenha
sido o nome da estação de Tapir durante o projeto
e construção. Ela já foi, no entanto, aberta
com o nome atual. Aliás, a estação foi autorizada
a funcionar de forma provisoria já em 26/8/1914, junto com
outras do ramal, a funcionarem (relatório da Mogiana de
1914).
Em 1963, foi fechada e transformada em parada, segundo o relatório
da Mogiana para esse ano. Em 1977, o ramal foi fechado para passageiros.
Em 1986, servia de moradia para um ex-funcionário da ferrovia.
"O seu atual morador nos contou que várias pessoas
já pediram para fotografar o prédio, e também
é comum ouvirem batidas nas paredes causadas por pessoas tentando
gravar seus nomes nelas" (Rossana Romualdo, 07/2001).
Em 2003, a estação foi restaurada. Em 2010, estava em
bom estado.
ACIMA e ABAIXO: Maravilhosa ponte ferroviária
de pedras, próxima à estação de Tapir,
sobre o rio Tomba Perna, no município de Itamogi. Este pontilhão foi
construído pela Mogiana entre os anos de 1911 a 1913, e não
em linha reta, mas sim acompanhando o início de uma curva, com três
arcos (Alexandre Secco, 24/4/2009).
ACIMA: Construções da ferrovia no pátio de Tapir em 1986 (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).
ACIMA: Esquema do patio de Tapir com as construções existentes em 1986 (E-estação, C-casa, CS - casa de serviço (?) e CD-caixa d'água) (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986)
(Fontes: Rossana Romualdo; Alexandre Secco; Julio Florez;
Valmir Mandello; ORNB/Panorâmio; Guia Levi, 1942; Cia. Mogiana:
Relação oficial de estações, 1937; Cia.
Mogiana: Relatórios anuais, 1900-69; FEPASA: Relatório
de Instalações Fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Tapir, em 07/2001. Foto Rossana Romualdo |
A estação de Tapir, em 07/2001. Foto Rossana Romualdo
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A estação reformada, em 01/2004. Foto Julio Florez |
A estação em 31/12/2010. Foto ORNB/Panorâmio |
A estação de Tapir em 2010. Foto Valmir Mandello |
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Atualização:
21.05.2019
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