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Guaxima
Engenheiro Lisboa
Tancredo França
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1889-1976) |
ENGENHEIRO
LISBOA
Município de Conquista, MG |
Linha do Catalão - km 555,472 (1938) |
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MG-2519 |
Altitude: 704 m |
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Inauguração: 23.04.1889 |
Uso atual: depósito (2013) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do
Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Lisboa foi inaugurada em 1889 e seu nome homenageava
um engenheiro da Mogiana da época. Ali houve um grande desastre
em 26 de dezembro de 1970, quando a linha estava próxima da
desativação, e, segundo Vicente Alves Pereira,
de Jardinópolis e antigo portador de linha, era um trem
misto, com o carro sendo, como de costume, o último da composição,
e no descarrilamento que fez a composição rolar morro
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abaixo, morreram
28 pessoas. Em 1976, o trecho entre Amoroso Costa e
Jaguara foi desativado. A ex-estação
em fevereiro de 2004 já estava bastante descaracterizada,
servindo de depósito numa das fazendas da família
França. "A estação está
localizada em um local
À ESQUERDA: O Engenheiro Joaquim Miguel
Ribeiro Lisboa (1809-1881) trabalhou na E. F. Grão
Pará, depois Leopoldina, e na Cia. Mogiana de Estradas
de Ferro. Ele teria sido um dos projetistas das estações
de Petrópolis (da Grão-Pará) e de Poços
de Caldas, da Mogiana, não por coincidência bastante
parecidas, embora de ferrovias diferentes - e ambas entregues
2 e 5 anos após sua morte.
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bonito e aprazível, pois fica defronte a um morro. Como
no local da estação possui água em abundância
os antigos proprietários utilizavam da mesma para movimentar
maquina de beneficiar arroz, engenho de serra e, um engenho de cana
movimentado por uma enorme roda d'água de ferro ainda existente
no local, alambique para produção de cachaça
e terreiro de café. Atualmente próximo à estação
encontra-se duas belas sedes de fazendas da família França"
(Domingos Tiveron Filho, 04/2005). (Fontes:
Leonardo Figueiredo; Rodrigo José Matos; Fernando Picarelli; Domingos
Tiveron Filho; Gilmar de Oliveira; Vicente Alves Pereira; Gutierrez
L. Coelho; Mogiana: relatórios anuais, 1875-1969; Cia. Mogiana:
listagem oficial de estações, 1937) |
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A estação em 02/2004. Foto Fernando Picarelli |
A estação em 02/2005. Foto Domingos Tiveron Filho |
A estação em 02/2005. Foto Domingos Tiveron Filho
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A caixa d'água, de 1920, em 02/2005. Foto Domingos Tiveron
Filho |
A estação em maio de 2013. Foto Leonardo Figueiredo
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A estação em 2015. Foto Glaucio H. Chaves |
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Atualização:
01.05.2015
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