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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1926-1976) |
TANCREDO
FRANÇA (antiga ERIAL)
Município de Uberaba, MG (veja
o local) |
Linha do Catalão - km 563,145 (1937) |
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MG-0296 |
Altitude: 788 m |
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Inauguração: 1926 |
Uso atual: depósito (2015) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do
Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Erial foi inaugurada em 1926.
Em 1960, teve o nome alterado para Tancredo França.
Nesta estação, havia troca de staff,
e por volta de 1965 era comum os ferroviários dali amarrarem
bilhetinhos no bastão de staff para o maquinista providenciar
remédios em Uberaba ou em Conquista. Havia uma
colônia de casas de turma 4 km à frente dessa estação,
que era onde Vicente, portador da Mogiana na época,
trabalhou na primeira metade dos anos 1960.
Os últimos trens que circularam na linha Jaguara-Uberaba
fizeram-no no segundo semestre de 1976, mas estavam fazendo apenas
o trecho Conquista-Tancredo França quando
acabaram. Um trecho servido por um trem misto
diário apenas, que "além de não oferecer
segurança para o transporte de carga, era inadequado para passageiros,
pois não tinha horário fixo".
No entanto, a FEPASA anunciava que conservaria o trecho Tancredo
França-Uberaba para poder transportar cimento de Ponte
Alta. (OESP, 16/3/1976). Tal teria acontecido por causa
de um desastre na linha que fê-la ficar com tráfego suspenso
no outro trecho por alguns anos.
A ex-estação estava em 2002 em ruínas e fazia
parte da fazenda Erial, da família França, daí
o seu nome Tancredo França, o patriarca da família.
Conservava ainda sua arquitetura, caixa d'água e outros
prédios, mas era então uma espécie de depósito
da referida fazenda.
"(A fazenda) é um belo conjunto. Ainda possui uma escola
"estadoal" antiga, fechada, da década de 1920. Uma bela igreja, fechada.
Algumas ruínas, galpões, uma fábrica de manteiga e o belo casarão
da fazenda. A estação também está em razoável estado de conservação,
telhado em bom estado, não possui problemas estruturais. Só vidros
quebrados, esquadrias de madeiras um pouco vandalizadas, piso de tabuado
corrido apodrecido em determinados trechos. O resto está em bom estado.
Resultado dos proprietários que cuidam de tudo como podem e, segundo
me disseram, sem receber nem pelo menos um "muito obrigado" de governo
nenhum" (Glaucio Henrique Chaves, 2/2012).
ACIMA: Fazenda Erial, de Tancredo França,
com uma chave ali construída pela Mogiana. O ano é 1907.
Provavelmente foi esta chave que deu origem à estação
de Erial em 1926 ´no mesmo local ou em local próximo
(O Malho, 11/5/1907).
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AO LADO: Tancredo França,
c. 1900
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(Fontes: Glaucio Henrique Chaves; Domingos Tiveron
Filho; Gilmar de Oliveira; Vicente Alves Pereira; O Estado de S. Paulo,
16/3/1976; Cia. Mogiana: relatório oficial de estações,
1937; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1900-69) |
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A estação, em 07/1986. Na época da foto
estava sendo usada como depósito de máquinas,
Foto Domingos Tiveron Filho |
A estação, em 07/1986. Foto Domingos Tiveron Filho
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Janela da estação de Tancredo França em
2015. Foto Glaucio H. Chaves |
Seria este o prédio da estação em 2015?
Ou apenas casa de turma da estação? Foto Glaucio
Henrique Chaves |
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Atualização:
05.03.2017
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