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VXY Mogiana em MG
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Sucupira
Ômega
Uberlândia
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IBGE-1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1924-1971)
FEPASA (1971-1998)
ÔMEGA
Município de Uberlândia, MG
Linha do Catalão - km 728,115 (1938)
Linha do Catalão -
km 638,900 (1986)
  MG-2531
Altitude: 929 m   Inauguração: 01.09.1924
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 14/4/1970
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896 a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir da estação de Jaguara, às margens do rio Grande e já em território mineiro, a idéia da Mogiana era alcançar Catalão, em Goiás (daí o nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília. Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por causa da construção da represa de Jaguara. O trecho a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até 1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos, já pela Fepasa.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ômega foi inaugurada em 1924 como posto telegráfico, "no km 734 da linha do Catalão", de acordo com o relatório da Mogiana desse ano.

Em 10/01/1945, foi elevada a estação.

Nesta estação, a partir de 1970, se iniciava a variante Ômega-Araguari, entregue nesse ano e que substituiu o trecho da linha do Catalão entre essas duas mesmas estações a partir daí.

Depois de ser usada muitos anos para o carregamento de cimento a granel, já estava fechada em 1986, e, embora o seu estado fosse "regular", de acordo com a FEPASA na época, esta mesma já recomendava a sua demolição.

A estação foi realmente demolida e dela somente sobravam um reservatório e a caixa d'água, em 2008. Porém, pelo estilo arquitetônico da estação ainda existente em 1986, era fácil se perceber que ela fora construída na época da abertura da variante (c.1970).

"Ômega era o nome de uma importante charqueada instalada em 1922 nas proximidades dos trilhos. Ela usava a mão-de-obra predominantemente negra de um aglomerado local. Acredita-se que essa localidade fosse um remanescente de um quilombo, hoje imerso na trama urbana de Uberlândia. Além da caixa d'água de ferro fundido, de 1903, ainda restam interessantes ruínas do tempo da fábrica de cimento" (Glaucio Henrique Chaves, 02/2009).

Coordenadas: 18°56'19.58"S 48°12'30.40"W.


ACIMA: Construções da ferrovia no pátio de Omega em 1986 (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).

ACIMA: Esquema do patio de Sucupira
com as construções existentes em 1986 (E-estação, CS - casa de serviços/(?), CD - caixa d'água, C - ?? (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).

(Fontes: Glaucio Henrique Chaves; Roberto Dias; Relatório de instalações fixas Fepasa, 1986; Listagem oficial de estações da Mogiana, 1938; relatórios oficiais da Mogiana, 1920-1969)
     

Estação de Ômega, em 1986. Foto do relatório de instalações fixas da Fepasa (1986)

O que sobrou de Omega em 21/3/2008. Foto Roberto Dias
 
     
     
Atualização: 30.05.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.