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Sucupira
Ômega
Uberlândia
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IBGE-1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1924-1971)
FEPASA (1971-1998) |
ÔMEGA
Município de Uberlândia, MG |
Linha do Catalão - km 728,115 (1938)
Linha do Catalão - km 638,900 (1986) |
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MG-2531 |
Altitude: 929 m |
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Inauguração: 01.09.1924 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 14/4/1970 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do
Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ômega foi inaugurada em 1924 como posto telegráfico,
"no km 734 da linha do Catalão", de acordo
com o relatório da Mogiana desse ano.
Em 10/01/1945, foi elevada
a estação.
Nesta estação, a partir de 1970, se iniciava a variante Ômega-Araguari, entregue nesse ano e que substituiu o
trecho da linha do Catalão entre essas duas mesmas estações
a partir daí.
Depois de ser usada muitos anos para o carregamento
de cimento a granel, já estava fechada em 1986, e, embora o
seu estado fosse "regular", de acordo com a FEPASA
na época, esta mesma já recomendava a sua demolição.
A estação foi realmente demolida
e dela somente sobravam um reservatório e a caixa d'água,
em 2008. Porém, pelo estilo arquitetônico da estação
ainda existente em 1986, era fácil se perceber que ela
fora construída na época da abertura da variante (c.1970).
"Ômega era o nome de uma importante charqueada instalada
em 1922 nas proximidades dos trilhos. Ela usava a mão-de-obra predominantemente
negra de um aglomerado local. Acredita-se que essa localidade fosse
um remanescente de um quilombo, hoje imerso na trama urbana de Uberlândia.
Além da caixa d'água de ferro fundido, de 1903, ainda restam interessantes
ruínas do tempo da fábrica de cimento" (Glaucio Henrique
Chaves, 02/2009).
Coordenadas: 18°56'19.58"S 48°12'30.40"W.
ACIMA: Construções da ferrovia no pátio de Omega em 1986 (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).
ACIMA: Esquema do patio de Sucupira com as construções existentes em 1986 (E-estação, CS - casa de serviços/(?), CD - caixa d'água, C - ?? (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).
(Fontes: Glaucio Henrique Chaves; Roberto Dias; Relatório de
instalações fixas Fepasa, 1986; Listagem oficial de
estações da Mogiana, 1938; relatórios oficiais
da Mogiana, 1920-1969) |
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Estação de Ômega, em 1986. Foto do relatório
de instalações fixas da Fepasa (1986) |
O que sobrou de Omega em 21/3/2008. Foto Roberto Dias |
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Atualização:
30.05.2019
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