A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Pequi
Sucupira
Ômega
...

IBGE-1957
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1895-1971)
FEPASA (1971-1998)
SUCUPIRA
Município de Uberlândia, MG
Linha do Catalão - km 715,985 (1938)   MG-2537
Altitude: 838 m   Inauguração: 21.12.1895
Uso atual: abandonada (2017 - estação nova); demolida (estação velha)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1945?
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896 a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir da estação de Jaguara, às margens do rio Grande e já em território mineiro, a idéia da Mogiana era alcançar Catalão, em Goiás (daí o nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília. Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por causa da construção da represa de Jaguara. O trecho a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até 1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos, já pela Fepasa.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Sucupira foi inaugurada em 1895. O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil indica a inauguração como tendo sido em 2/1/1945. Esta é provavelmente a data de abertura da estação "nova".

Em 1986, já estava abandonada e depredada, e já constava na Fepasa como tendo sofrido baixa patrimonial. Existe a Sucupira-nova, mostrada abaixo, mas que curiosamente não era citada no mesmo relatório.

Tanto a estação nova quanto a velha (demolida) estão ainda ao lado da linha. Da Sucupira-velha, só restavam em 2017 algumas ruínas e a plataforma. Ela fica na margem direita do rio Uberabinha. Já a de Sucupira-nova fica na margem esquerda (Veja caixas abaixo).

Coordenadas: Sucupira-velha: 18°59'1.87"S 48°10'14.19"W; Sucupira-nova: 19° 1'22.85"S 48° 9'27.83"W.


ACIMA: Construções da ferrovia no pátio de Sucupira em 1986 (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).

ACIMA: Esquema do patio de Sucupira
com as construções existentes em 1986 (E-estação, CS - casas de serviços(?), CD - caixa d'água, Esc - Escola (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).

(Fontes: Glaucio Henrique Chaves; Fernando Picarelli; Cia. Mogiana: relatórios anuais, 1890-1969; Cia. Mogiana: Listagem oficial de estações, 1938; FEPASA: Relatório de instalações fixas, 1986; IBGE, 1957)

     

Estação de Sucupira, em 1986. Foto do relatório de instalações fixas da Fepasa (1986)

Estação de Sucupira, em 1986. Foto do relatório de instalações fixas da Fepasa (1986)

A estação em 02/2004. Esta é Sucupira-nova, que foi construída na variante. Foto Fernando Picarelli

A estação em 12/8/2017. Foto Glaugio H. Chaves
   
     
Atualização: 23.05.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.