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Pequi
Sucupira
Ômega
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IBGE-1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1895-1971)
FEPASA (1971-1998) |
SUCUPIRA
Município de Uberlândia, MG |
Linha do Catalão - km 715,985
(1938) |
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MG-2537 |
Altitude: 838 m |
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Inauguração: 21.12.1895 |
Uso atual: abandonada (2017 - estação
nova); demolida (estação velha) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1945? |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha do Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Sucupira foi inaugurada em 1895. O Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil indica a inauguração como tendo sido
em 2/1/1945. Esta é provavelmente a data de abertura da estação
"nova".
Em 1986, já estava abandonada e depredada, e já constava
na Fepasa como tendo sofrido baixa patrimonial. Existe a Sucupira-nova,
mostrada abaixo, mas que curiosamente não era citada no mesmo
relatório.
Tanto a estação nova quanto a velha (demolida) estão
ainda ao lado da linha. Da Sucupira-velha, só restavam em 2017 algumas
ruínas e a plataforma. Ela fica na margem direita do rio Uberabinha.
Já a de Sucupira-nova fica na margem esquerda (Veja caixas abaixo).
Coordenadas: Sucupira-velha: 18°59'1.87"S 48°10'14.19"W; Sucupira-nova:
19° 1'22.85"S 48° 9'27.83"W.
ACIMA: Construções da ferrovia no pátio de Sucupira em 1986 (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).
ACIMA: Esquema do patio de Sucupira com as construções existentes em 1986 (E-estação, CS - casas de serviços(?), CD - caixa d'água, Esc - Escola (FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986).
(Fontes: Glaucio Henrique Chaves; Fernando Picarelli; Cia. Mogiana:
relatórios anuais, 1890-1969; Cia. Mogiana: Listagem oficial
de estações, 1938; FEPASA: Relatório de instalações
fixas, 1986; IBGE, 1957) |
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Estação de Sucupira, em 1986. Foto do relatório
de instalações fixas da Fepasa (1986) |
Estação de Sucupira, em 1986. Foto do relatório
de instalações fixas da Fepasa (1986) |
A estação em 02/2004. Esta é Sucupira-nova,
que foi construída na variante. Foto Fernando Picarelli |
A estação em 12/8/2017. Foto Glaugio H. Chaves |
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Atualização:
23.05.2019
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