|
|
...
Uru
Pequi
Sucupira
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1945-1971)
Fepasa (1971-1998) |
PEQUI
Município de Uberlândia, MG |
Linha do Catalão - km 618,400 (1986) |
|
MG-2542 |
Altitude: 888 m |
|
Inauguração: 10.05.1945 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha do
Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Pequi
foi inaugurada em 1945 como posto telegráfico. Em 1986, era
um posto de cruzamento e tinha um vagão como estação;
trocava staff. Esta última já era uma "Pequi-nova",
ou seja, uma estação que substituiu a antiga na variante.
"Trabalhei na estação do Pequi de 1986 a 1989. Tratava-se
de um posto de cruzamento com dois desvios, que servia para desafogar
o tráfego na estação de Uberlândia. A infra-estrutura era composta
por dois vagões de madeira (vermelhos, tetos de zinco), sendo um
destinado ao escritório da estação (aparelhos de staff) e o outro
era destinado à cozinha e quarto. O trem de passageiros fazia parada
para troca do staff. O movimento de passageiros resumia-se aos auxiliares
de estação e ajudantes gerais que estavam lotados no Pequi. A construção
foi destruida por um incêndio proposital, se não me engano em 1992.
Momentos bons aqueles de quando trabalhei lá. Sinto saudades"
(Prof. Luiz Antônio de Oliveira, 08/2008). Um dos hortos
florestais da Cia. Mogiana ficava em Pequi. Este horto foi
posto à venda em edital de 3/1/1974 (Folha de S. Paulo,
4/2/1974).
(Fontes: Prof. Luiz Antônio de Oliveira; Mogiana:
relatórios anuais; relatório de Instalações
Fixas, 1986; Folha de S. Paulo, 1974)
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
21.09.2015
|
|