A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Uru
Pequi
Sucupira
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1945-1971)
Fepasa (1971-1998)
PEQUI
Município de Uberlândia, MG
Linha do Catalão - km 618,400 (1986)   MG-2542
Altitude: 888 m   Inauguração: 10.05.1945
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896 a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir da estação de Jaguara, às margens do rio Grande e já em território mineiro, a idéia da Mogiana era alcançar Catalão, em Goiás (daí o nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília. Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por causa da construção da represa de Jaguara. O trecho a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até 1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos, já pela Fepasa.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Pequi foi inaugurada em 1945 como posto telegráfico. Em 1986, era um posto de cruzamento e tinha um vagão como estação; trocava staff. Esta última já era uma "Pequi-nova", ou seja, uma estação que substituiu a antiga na variante. "Trabalhei na estação do Pequi de 1986 a 1989. Tratava-se de um posto de cruzamento com dois desvios, que servia para desafogar o tráfego na estação de Uberlândia. A infra-estrutura era composta por dois vagões de madeira (vermelhos, tetos de zinco), sendo um destinado ao escritório da estação (aparelhos de staff) e o outro era destinado à cozinha e quarto. O trem de passageiros fazia parada para troca do staff. O movimento de passageiros resumia-se aos auxiliares de estação e ajudantes gerais que estavam lotados no Pequi. A construção foi destruida por um incêndio proposital, se não me engano em 1992. Momentos bons aqueles de quando trabalhei lá. Sinto saudades" (Prof. Luiz Antônio de Oliveira, 08/2008). Um dos hortos florestais da Cia. Mogiana ficava em Pequi. Este horto foi posto à venda em edital de 3/1/1974 (Folha de S. Paulo, 4/2/1974).
(Fontes: Prof. Luiz Antônio de Oliveira; Mogiana: relatórios anuais; relatório de Instalações Fixas, 1986; Folha de S. Paulo, 1974)

     
     
     
     
Atualização: 21.09.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.