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Gama
Rodolfo Paixão
Amoroso Costa
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Saida para o ramal de Igarapava: Ameno
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IBGE-1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1915-c.1940) |
RODOLFO
PAIXÃO
Município de Uberaba, MG |
Linha do Catalão - km 599,756
(1938) |
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MG-2540 |
Altitude: - |
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Inauguração: 03.10.1915 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1927? (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha do Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Rodolfo Paixão foi inaugurada em 1915 para servir
de entroncamento, na linha do Catalão, para o ramal
de Igarapava. Há fontes que citam uma data anterior, 12/08/1912,
mas não parece provável.
Dando frente para um dos lados da estação ficava a fazenda de Manoel
Francisco de Rezende e Mariana Gonçalves Rezende. Com o
falecimento desta em 1915, os três filhos venderam suas partes. Uma
destas, com a casa da sede, foi vendida para Antenor Amaro e deu origem
à Fazenda Atalho, de Hermógenes Rezende, onde em 2008 estava
o Conjunto Uberaba I.
Aparentemente a estação não possuía prédio próprio até pelo menos 1927 (ver caixa abaixo).
Segundo a reportagem, nesta época chamavam o local de estação do Alto da Boa Vista.
Em 1938, o relatório oficial da Mogiana ainda acusava a existência
da estação, ao mesmo tempo em que anunciava a sua desativação:
"A linha de Igarapava terminava seus trilhos no posto de Rodrigo
Paixão sem qualquer vantagem e com prejuízo para os
serviços de trens e gravame do custeio em geral. Foi por isso
projetado o prolongamento da linha até Uberaba, com duplicação
do trecho existente e supressão do posto, cujas instalações
serão utilizadas pelo pessoal de via permanente, que ficará
então dispensada de construções especiais. Entre
Amoroso Costa e Uberaba, ligado à linha do Catalão,
será construído também um triângulo destinado
a locomotivas Mikado e Tenwheel de 12 toneladas. Estas obras já
foram iniciadas e serão concluídas em 1939".
Realmente, em 1940 ela já não aparecia mais nos guias.
A sua desativação foi causada pela construção
da estação de Amoroso Costa, em 1930, muito próxima
a ela e que passou a ser o ponto de junção entre a linha
do Catalão e a Rede Mineira de Viação.
A estação, que ficava a menos de 3 km, foi desativada,
pois perdeu a função.
O prédio já foi demolido, restou somente a vila. O próprio
entroncamento deixou de existir nos anos 1970, com a desativação
do trecho Amoroso Costa-Jaguara e a retificação
do ramal de Igarapava.
A foto abaixo mostra que em 1982 a estação ainda estava
de pé, com características de casa de turma, sem plataforma,
confirme previsto em 1938, e com os trilhos do trecho Amoroso Costa-Jaguara
ainda por ali.
1924
AO LADO: Problemas na ponte
(km 510 seria próximo à estação
de Sacramento) causaram o recebimento de mercadorias na estação
de Rodolfo Paixão (O Estado de S. Paulo, 23/11/1924)
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1935
AO LADO: O posto é elevado à categoria de estação (Lavoura e Comercio, Uberaba, 4/3/1935). |
(Fontes: Paulo Cury; Sonia Fontoura; Nelson
Araujo; Gilmar de Oliveira; Arquivo Público de Uberaba; Mogiana:
Relatórios anuais) |
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A estação de Rodolfo Paixão, ainda de pé
e com trilhos, mas sem a plataforma, em 1982. Foto Sonia Fontoura,
enviada por Nelson Araújo, de Uberaba, MG |
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Atualização:
29.05.2018
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