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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1925/30-1971)
FEPASA (1971-1980) |
AMOROSO
COSTA
(antiga POSTO OESTE)
Município de Uberaba, MG |
Linha do Catalão - km 601,684 (1938)
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MG-2527 |
Variante Entroncamento-Amoroso Costa - km 589,741
(1986) |
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Inauguração: 01.06.1930 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do
Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta com o nome de Posto Oeste, com a quilometragem 607 na época, em 6/10/1925, segundo o relatório
oficial da Cia. Mogiana para o ano de 1925. (NOTA: Segundo o Arquivo Público
de Uberaba, o nome original da estação era Triângulo;
já segundo as reportagem da Folha da
Manhã, de
29/3/1930 e de 12 de junho do mesmo ano - ver abaixo - o nome deveria
ser Ministro Konder).
O nome do posto
devia-se ao fato de a estação ser o ponto do entroncamento com a E. F. Oeste de Minas (Ramal de Uberaba).
Anteriormente à sua inauguração, o local se chamava estação do Alto da Boa Vista, um local de entroncamento mas sem prédio ou facilidade alguma (veja caixa abaixo, de 1927).
Somente em 1930 (ver caixa abaixo) o prédio da estação foi aberto oficialmente ao tráfego
Em 1932, já se chamava Amoroso
Costa, nome de um filósofo brasileiro (1885-1928). Em 1928, ainda não existia nenhuma construção no local do posto (ver caixa abaixo, de 1928).
Em abril de 1937 (ou 1938, não ficou claro) iniciou-se nesta
estação o tráfego recíproco de veículos
com a E. F. Oeste de Minas (na época, esta já era parte
da RMV).
Muito próxima à estação
de Rodolfo Paixão (menos de três quilômetros),
a estação de Amoroso Costa tinha a função
de servir de entroncamento para a linha do Catalão e
a linha da Rede Mineira de Viação. Isto acabou
por desativar a estação de Rodolfo Paixão,
entroncamento da linha do Catalão e do ramal de Igarapava,
ambos da Mogiana; antes de 1940, esta estação já
estava desativada.
Com a construção da variante Entroncamento-Amoroso
Costa, entregue em 1979, passou a fazer parte dessa variante,
já que o trecho do ramal de Catalão entre Uberaba
e Jaguara já era definitivo. Segundo Paulo Cury,
a estação de Amoroso Costa já havia sido
demolida na época da entrega da variante que levava o seu nome.
Ainda segundo o Arquivo Público de Uberaba, a estação
era de madeira, tinha duas plataformas - uma para cada ferrovia (Mogiana
e RMV) - e foi demolida "depois de 1971". Em volta
dela formou-se o bairro do mesmo nome, hoje zona urbana de Uberaba.
"Em Amoroso Costa tinha uma lagoa muito bonita. Sempre que
possível íamos nadar por lá. Hoje Amoroso Costa
é um bairro de Uberaba e totalmente descaracterizado do que
foi tempos atrás" (Sergio Scussel, 10/2004).
Da estação não sobre mais absolutamente nada:
"onde existia a estação e sua plataforma não há mais
nada e ela ficava na esquina de duas ruas, Mario R. Cação e Helena
Manzan Rodrigues, onde hoje é entrada de um conjunto habitacional
de nome "Tita Resende". A plataforma da estação Amoroso Costa foi
retirada no ano de 1991 por alguns tratores. O prédio era realmente
de madeira e, entre o piso do antigo armazém e ela, existia
um curral também da Mogiana onde embarcavam gado em vagões-gaiolas"
(Marcelo Nomellini, 30/8/2011). Não há resquício
algum da estação, plataforma, nada, apenas um loteamento
residencial.
1927
AO LADO: Antes da estação, o local era chamado de Alto da Boa Vista (O Estado de S. Paulo, 17/4/1927) |
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1930
AO LADO: Reportagem de jornal paulista
anuncia a abertura da estação no final de março
de 1930 (Folha da Manhã, 29/3/1930).
ACIMA: Algo
deve ter acontecido - o mesmo jornal anuncia a inauguração
da estação no início de junho do mesmo
ano - pouco mais de dois meses depois da notícia anterior.
Note que o nome "Ministro Konder/' ainda prevalece e
não se fala nem em Triângulo, nem em Posto Oeste
(Folha da Manhã, 12/6/1930).
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(Fontes: Demilton Dib; Rodrigo
José Matos; Marcelo Nomellini; Paulo Cury; Domingos Tiveron Filho;
Sergio Scussel; Folha da Manhã, 1930; Arquivo Público
de Uberaba; Cia. Mogiana: relatórios, 1890-1969; IBGE, 1957) |
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Estação de Amoroso Costa, sem data. Foto Demilton
Dib |
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Atualização:
12.07.2022
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