|
|
...
Jaguara
Sacramento
Conquista
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2006
...
|
|
|
|
|
Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1889-1971)
FEPASA (1971-1976) |
SACRAMENTO
(antiga CIPÓ)
Município de Sacramento, MG |
Linha do Catalão - km 514,010 (1937) |
|
MG-0385 |
Altitude: 512 m |
|
Inauguração: 23.04.1889 |
Uso atual: restaurada (2020) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: provavelmente 1889 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha do
Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Sacramento foi construída em 1889, atendendo a reclamações
do município, cuja população se via prejudicada
por ter a linha tão próxima e não ter uma estação
projetada para ele (relatório da Mogiana,
1888).
Porém, a estação de Sacramento foi construída
longe da cidade, numa localidade chamada de Cipó. que
nomeou a estação por um tempo.
A partir de cerca de
1915, uma linha de bondes elétricos de 14 km foi entregue entre
a cidade propriamente dita e a estação ferroviária.
Segundo Allen Morrison, esta foi a linha de bondes mais dentro
do sertão que o Brasil já teve.
Em 1976, o trecho entre Amoroso Costa e Jaguara foi desativado. A estação
ferroviária ainda existis em 2019, em ruínas. mas a que está preservada
mesmo é a de bondes, na cidade, que, Em 2015, abrigava o Palácio das Artes "Dr.
José Zago Filho".
Quanto à estação ferroviária,
esta está a 15 quilômetros da cidade, às margens
do rio Grande, totalmente abandonada e em ruínas.
ACIMA:
a linha da Mogiana e a linha do bonde para Sacramento (Acervo Antonio Pereira da Silva).
ACIMA: o bonde
(Acervo Antonio Pereira da Silva).
|
1915
AO LADO: Os bondes dão problema em Sacramento (O Estado de S. Paulo, 20/4/1915). |
ACIMA: Desastre com um trem misto da Mogiana em Sacramento em 1929 (O Estado de S. Paulo, 20/3/1929).
|
2004
AO LADO: A estação de bondes, na cidade. (Foto Fernando Picarelli).
|
ACIMA: A vila ferroviária de Cipó, com a estação de Sacramento e outras casas, em junho de 2019. Em primeiro plano, o Rio Grande (Foto Facebook).
ACIMA: A estação de Sacramento restaurada em 2020 (Foto João Carlos).
(Fontes: Ralph Giesbrecht, pesquisa local; João Carlos; Fernando
Picarelli; Marcelo Tomas; Antonio Pereira da Silva; Coaraci Camargo;
Wanderley Duck; Allen Morrison; Hermes Y. Hinuy; Roberto Capri: Minas
Gerais, 1918; Cia. Mogiana: relatórios oficiais, 1875-1969;
Cia. Mogiana: relação oficial de estações,
1937) |
|
|
|
Locomotiva a vapor na plataforma da estação de
Sacramento, sem data. Autor desconhecido |
Estação de Sacramento. Anos 1960? Acervo Wanderley
Duck |
A estação ferroviária de Sacramento, fora
da cidade, em 2004. Foto Hermes Y. Hinuy, em 24/07/2004. |
A estação ferroviária de Sacramento, fora
da cidade, em 2004. Foto Hermes Y. Hinuy, em 24/07/2004. |
A estação em 10/2009. Foto Coaraci Camargo |
A antiga estação em fev/2015. Foto Marcelo Tomas |
A estação em 06/2019. Foto Facebook |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
02.09.2020
|
|