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Giló
Sobradinho
Preá
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IBGE-1957
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1896-1970) |
SOBRADINHO
Município de Uberlândia, MG |
Linha do Catalão - km 755,044 (1938)
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MG-2539 |
Altitude: 686 m |
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Inauguração: 15.11.1896 |
Uso atual: restaurada (2022) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: provavelmente 1896 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do
Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Sobradinho foi inaugurada em 1896. A definição do percurso
por esta estação teria sido devida ao Coronel José
Teófilo Carneiro que, através de sua influência política, conseguiu
fazer com que a Cia. Mogiana passasse esta linha (do Catalão)
por Uberlândia e Araguari.
Em 14/4/1970, com a desativação do trecho original entre
as estações de Ômega e Araguari,
ela se manteve ao lado da linha. Seguiu funcionando por alguns anos e foi desativada antes de 1986. Não havia mais nenhuma referência
a ela no Relatorio de Instalaçoes Fixas da FEPASA neste ano.
Segundo Giselle Mattos, de Uberlândia, MG, a estação
de Sobradinho, depois de sua desativação, passou a ser utilizada pelo dono da fazenda do mesmo nome,
como depósito. Segundo um peão da fazenda, deveria ser transformada
em escola rural, uma vez que o edifício pertencia à RFFSA. Silvana
Losekann afirma que a sua estrutura arquitetônica é uma construção
típica das estações da Cia. Mogiana, apresentando esquema construtivo
simples, com tijolos aparentes vindos diretamente da Inglaterra e
cobertura de telhas francesas, apoiada em estruturas de madeira. A
fachada principal possui uma porta de correr à direita da composição,
uma porta de madeira com fechamento de vidro, postigo almofadado e
quatro janelas do tipo guilhotina na parte esquerda. Na parte esquerda,
há um pátio com muro arrematado com o mesmo trabalho de tijolos aparentes.
O edifício da estação é organizado em seis cômodos que se articulam
de forma linear, sendo que o depósito situado à extremidade direita
da composição possui duas aberturas: uma de frente para a plataforma
de embarque e outra situada na fachada oposta. A caixa d'água possui
o tanque de ferro fundido com placas de 112mx112m, importadas da Inglaterra,
suportado por estrutura de tijolos aparentes. A estação
está tombada pelo município de Uberlândia
pelo Decreto nº 10.228 de 31/03/2006.
Porém, em 2009... "Parte da estação ruiu devido às
chuvas de verão de 2007 e um ano depois a bela fachada de tijolos
trabalhados também ruiu. Estava incrivelmente bem conservada até que
fizeram uma represa que chegou até a plataforma. Ainda existe uma
caixa d'água de ferro fundido, além de pequenas estruturas utilizadas
para a geração de eletricidade a partir de uma queda d'água no córrego
que dá nome à estação. (Glaucio H. Chaves, 02/2009). A
estação estava em ruínas em 2012. Apesar
de tombada, corria risco de desabamento, estando, em 2015, escorada
pelos lados como uma forma de que isso não acontecesse.
Foi finalmente recuperada e esstavas em perfeita forma (externamente) em maio de 2022).
Coordenadas: 18°48'4.92"S 48°16'9.44"W"
VEJA
MAIS FOTOS DO PÁTIO FERROVIÁRIO EM 2010
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1920
AO LADO: Acidente próximo à estação de Sobradinho - na época, outras estações no mesmo trecho ainda não existiam: Preá, Stevenson e Angá (O Estado de S. Paulo, 31/5/1920). |
ACIMA: A antiga estação hoje à
beira de um lago (Foto Glaucio Henrique Chaves em abril de 2010).
ACIMA: A estação em ruínas. Foto de 2012 (Foto
Igor Rezende).
ACIMA:
A estação em 2022 (Foto Valdecir Sartor em 05/2022: a estação finalmente foi recuperada).
(Fontes: Igor Resende; Glaucio Henrique
Chaves; Silvana Losekann; Giselle Mattos; Roberto Fonseca Dias; Diario Poluar, SP, 16/4/1970; Prefeitura
Municipal de Uberlândia; Mogiana: relatórios anuais,
1890-1969; Mogiana: relação oficial de estações,
1937; FEPASA: relatório de Instalações Fixas,
1986; IBGE, 1957) |
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Atualização:
30.05.2022
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