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Sobradinho
Preá
Stevenson
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Cia. Mogiana de
Estradas de Ferro (1940-1970) |
PREÁ
Município de Araguari, MG |
Linha do Catalão - km 761,832 (1940)
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MG-2541 |
Altitude: |
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Inauguração: 06/1940 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1940 (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: A linha do
Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até
Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896
a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir
da estação de Jaguara, às margens do rio Grande
e já em território mineiro, a idéia da Mogiana
era alcançar Catalão, em Goiás (daí o
nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca
aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir
esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília.
Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava
de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes
de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais
econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o
rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente
em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por
causa da construção da represa de Jaguara. O trecho
a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava
e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto
até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até
1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos,
já pela Fepasa. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Preá foi inaugurada em 1940.
Foi transformada pela
Mogiana em parada em 1968.
Em 1970, com a desativação
do trecho original entre as estações de Ômega
e Araguari, foi definitivamente desativada. Não havia
mais nenhuma referência a ela em 1986.
"O prediozinho
fica às margens do rio Araguari, e os vários pescadores da região
aproveitaram-no, abandonado e semidestruído, fazendo uma varanda e
um telhado, transformando o local em "centro de apoio aos pescadores",
que não sei se funciona porque não tinha ninguém para falar alguma
coisa" (Giselle Mattos, Uberlândia, MG). Esse
prédio era na verdade não a estação, já
demolida, mas o de casa de chaves do pátio. "A foto
abaixo mostra a casa do guarda-chaves do lado de Uberlândia. Existia
outra igual, mas do lado de Araguari. Alguns metros adiante, existia o prédio da estação do Preá. Havia
também uma vila ferroviária, que foi engolida pela floresta" Glaucio Henrique Chaves, 2006).
Os edifícios dos guarda-chaves
e todos os outros vestígios foram destruídos nesse ano (2006) para
a construção de uma usina hidrelétrica particular. Em agosto de 2006,
o prédio da casa de chaves já não existia mais.
Foi demolida, pois iria ser submergida pelas águas da represa
da Usina de Capim Branco. Ainda podiam ser vistas em 2006 as ruínas
de sua plataforma.
Notar na foto mais abaixo o corte das árvores onde o
nivel da água deveria atingir em breve e também os pilares da ponte
e do antigo leito da Mogiana. A estação de Sobradinho,
por se situar em uma cota mais alta, não seria atingida.
Coordenadas
da estação do Preá: 18°45'22.04"S 48°15'59.10"W
ACIMA:
No final dos anos 1960, o trem da Mogiana cruza a ponte velha sobre
o rio Araguari. À esquerda, a estação de Preá.
À direita da ponte, talvez a casa do guarda-chaves (ver ao
pé da página) (acervo Gustavo Roberto, cessão
Pedro Paulo Resende).
ACIMA: Na foto, tirada do mesmo local da foto
de Roberto Fonseca Dias (abaixo, no pé da página) ,
dá para ver, na margem do lado direito, os antigos bambuzais (agora
mortos) que eram usados para escorar os aterros. O pátio da estação
ficava naquela região (Glaucio Henrique Chaves, 02/2009).
(Fontes: Roberto Fonseca Dias, 08/2006; Giselle
Matos, 2003; Gustavo Roberto; Pedro Paulo Resende;
Glaucio Henrique Chaves; Mogiana: relatórios anuais,
1930-69; FEPASA: relatório de Instalações Fixas,
1986) |
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Casa de chaves da estação de Preá em 02/2003
(veja texto). Foto Giselle Mattos, 2003 |
Logo após este pontilhão por onde passava a antiga
linha, desativado em 1970, ficava a estação de
Preá. Foto Roberto F. Dias em 2006 |
O local da estação (ao fundo, à direita
do rio), já demolida, vista da ponte da variante. Foto
Roberto Fonseca Dias em 2006 |
Plataforma da estação de Preá, em 2006.
Foto Glaucio H. Chaves |
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Atualização:
30.09.2018
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