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E. F. Noroeste do
Brasil (1941-1975)
RFFSA (1975-1996) |
AGENTE
INOCÊNCIO
Município de Corumbá, MS |
Linha-tronco - km 1247,263 (1959) |
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MS-1608 |
Altitude: |
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Inauguração: 10.04.1941 |
Uso atual: abandonada |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1941? |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entre Jupiá e
Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Agente Inocêncio foi, segundo dados da Noroeste, inaugurada
em 1941. Como muitas das estações do trecho entre Campo
Grande e Porto Esperança, por muito tempo a estação
não dispôs de água potável, obrigando a
NOB a deslocar semanalmente uma composição de vagões
pipa para abastecimento do pátio. Daqui, a partir de 1952,
passou a sair o ramal para Porto
ACIMA:
A estação (direita, no entroncamento) e as duas linhas
(tronco e ramal) ilhadas em 1992. Mas nem sempre foi assim... segundo
Pedro Cimó, quando a Noroeste foi construída o leito acompanhava o
nível do chão e no período de cheia vários trechos ficavam debaixo
d'água durante as cheias. A NOB teve que esperar o levantamento da
grade da linha para ficar "impermeável". (Foto Haroldo Palo Junior,
1992). ABAIXO: Na estação de Agente Inocêncio,
nota-se a saída para o ramal de Porto Esperança, à
esquerda, com plataforma exclusiva. O trem que aparece junto a essa
plataforma ia somente dessa estação até Porto Esperança, a 5 quilômetros.
A linha na plataforma a direita é a linha-tronco da Noroeste.
(Foto Luiz Moraes, 30/12/1994).
Esperança, com pouco mais
de 4 quilômetros. Não se encontra menção
de parada nessa estação nos guias entre 1941 e 1952.
"Agente Inocêncio é uma estação literalmente no meio do nada.
Além do entroncamento, existe um único desvio, na linha que vai para
Porto Esperança. No "V" formado pelas linhas de Porto Esperança e
a de Corumbá, existem duas plataformas. Quando o trem de Corumbá chegava,
havia um pequeno trem (locomotiva e um só carro), esperando na outra
plataforma, para Porto Esperança e vice versa. Até onde a vista alcança,
só se vê mangue, não há casa por perto, nem na estação, que só tem
a agência e os funcionários moram em Porto Esperança. Existe sim,
um enxame inacreditável de pernilongos" (Coaraci Camargo,
10/2004).
(Fontes: Waldeir Nogueira; Nicholas Burman; José
H. Bellorio; Coaraci Camargo; Luiz Moraes; Ricardo Frontera; Guia
Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Museu da UNESP - Bauru;
IBGE, 1959) |
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A estação de Agente Inocêncio, em 1976.
Foto José H. Bellorio |
Pátio da estação com o terreno alagadiço
em volta em 1982. Museu da UNESP em Bauru, cessão Ricardo
Frontera |
A estação em 1/2011. Foto Waldeir Nogueira |
A estação em 1/2011. Foto Waldeir Nogueira |
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Atualização:
10.12.2021
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