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E. F. Noroeste do
Brasil (1952-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ANTONIO
MARIA COELHO
Município de Corumbá, MS |
Linha-tronco - km 1289,453 (1959) |
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MS-1611 |
Altitude: 99 m |
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Inauguração: 15.12.1952 |
Uso atual: ALL (2011) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Antonio Maria Coelho foi inaugurada em 1952, no trecho de
linha aberto entre as estações de Carandazal
e de Corumbá.
"Na NOB, como na VFRGS, nas pequenas
estações e nos estribos, o maquinista alinhavas a primeira escada
do primeiro carro, para desembarque das pessoas. Estas já esperavam
lá (tenho foto disto). Certa vez, quando minha turma ia pescar no
Pantanal e desembarcariamos na estação de Antonio Maria Coelho, à
noite e tinha esse problema. Estávamos no último carro dormitório
(e os trens da NOB eram realmente longos - mais de 15 carros). O chefe
então nos disse: 'não se preocupem, puxarei o trem até o carro ficar
na plataforma para vocês desembarcarem', o que realmente fez e
desembarcamos com a tralha toda confortavelmente" (Coaraci Camargo,
16/3/2016).
A estação era também utilizada pela Mineração Corumbaense
para transporte de minério de ferro, de cor vermelha e não manganês,
de cor negra.
O prédio da estação ainda estava
em bom estado em 2011. O prédio ao lado era então utilizado
como alojamento pela ALL. No pátio se carregavam minérios
e havia ainda uma quantidade muito grande de dormentes para carregamento
e manutenção de linha.
(Fontes: Coaraci Camargo; Maestro Billy Ney; José H. Bellorio;
Carlos Roberto Dalia, Rio Claro, SP) |
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A estação de Antonio Maria Coelho, em 1976. Foto
José H. Bellorio |
A estação de Antonio Maria Coelho, em 1986. Foto
José H. Bellorio |
A estação, provavelmente nos anos 1980. Autor desconhecido |
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Atualização:
06.01.2021
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