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E. F. Noroeste do
Brasil (1952-1975)
RFFSA (1975-1996) |
URUCUM
Município de Corumbá, MS |
Linha-tronco - km 1.309,755 (1960) |
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MS-1612 |
Altitude: 137 m |
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Inauguração: 15.12.1952 |
Uso atual: abandonada (2012) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Urucum foi inaugurada em 1952, no trecho de linha aberto
entre as estações de Carandazal e de Corumbá.
A Mineração Urucum se utilizava da estação para o transporte
de minério de manganês.
A estação encontrava-se abandonada em 2012.
ACIMA: Composições da ALL no
pátio e desvios de Urucum em 24/10/2012 (Foto Julio Nogueira).
(Fontes: Julio Nogueira; José H. Bellorio; Carlos
Roberto Dalia; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Trem de minério no pátio da estação
de Urucum, em 1976. Foto José H. Bellorio |
Trem de minério no pátio da estação
de Urucum, em 1986. Foto José H. Bellorio |
A estação em 24/10/2012. Foto Julio Nogueira |
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Atualização:
10.12.2021
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