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E. F. Itapura-Corumbá
(1914-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ARLINDO
LUZ (antiga MUTUM)
Município de Ribas do Rio Pardo, MS |
Linha-tronco - km 675,580 (1960) |
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MS-1582 |
Altitude: 340 m |
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Inauguração: 24.07.1914 |
Uso atual: abandonada (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Arlindo Luz foi inaugurada em 1914, com o nome de Mutum.
É curioso citar que a revista Brazil Ferrocarril, a
mais importante revista sobre o assunto na época, sugeria em
1914 alterar o nome dessa estação (bem como o de outras
após Campo Grande) para o de Euler, pessoa que
na época foi importante para a consolidação da
linha.
O nome de Mutum, entretanto, se conservou até
os anos 1940, quando foi alterado para o atual.
O primeiro bar a ser
concessionado nas dependências da estação de Mutum
foi dado a Clóvis Egídio de Souza Aranha, em
1919, com um aluguel de Rs. 100$000 a ser pago à Noroeste por
mês. Nele os empregados da ferrovia teriam 50% de desconto no
preço das refeições.
Já o nome Arlindo
Luz homenageava aquele que foi presidente da Noroeste entre 1918
e 1922. (Nota: no mapa ao lado, embora de 1959, o nome Mutum
ainda se conserva na estação).
A estação estava já abandonada e ameaçando ruína
em 2014.
(Fontes: Fernando da Silva Rodrigues; José
H. Bellorio; O Avaiense, janeiro de 2008; Brazil Ferrocarril, edição
em 1914) |
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A estação em 1976. Foto José H. Bellorio
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A estação em 2014. Foto Fernando da Silva Rodrigues |
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Atualização:
01.03.2021
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