|
|
E. F. Noroeste do
Brasil (1930-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ATOLADEIRA
Município de Ribas do Rio Pardo, MS |
Linha-tronco - km 660,367 (1959) |
|
MS-1581 |
Altitude: 331 m |
|
Inauguração: 20.07.1930 |
Uso atual: demolida |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Atoladeira foi inaugurada em 1930. Ainda estava de pé
em 1976. Em 2014, já havia sido demolida. |
|
|
|
A estação em 1976. Foto José H. Bellorio |
Somente resta a plataforma em 2014. Foto Fernando da Silva Rodrigues |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
14.09.2014
|
|