A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Indice do MS
...
Porto Carreiro
Bodoquena
Posto km 1229
...

IBGE-1959
 
 
E. F. Itapura-Corumbá (1912-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996)
BODOQUENA
Município de Miranda, MS
Linha-tronco - km 1192,356 (1959)   MS-1602
  Inauguração: 31.12.1912
Uso atual: n/d   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí, a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá, em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em 1996.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Bodoquena foi inaugurada em 1912. É curioso citar que a revista Brazil Ferrocarril, a mais importante revista sobre o assunto na época, sugeria em 1914 alterar o nome dessa estação (bem como o de outras na mesma região) para o de Monlevade, pessoa que na época foi importante para a consolidação da linha.
     

A estação de Bodoquena, em 1976. Foto José H. Bellorio
   
     
     
Atualização: 12.10.2004
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.