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E.
F. Itapura-Corumbá (1912-1917)
E. F. Noroeste do Brasil (1917-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BODOQUENA
Município
de Miranda, MS |
Linha-tronco
- km 1192,356 (1959) |
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MS-1602 |
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Inauguração: 31.12.1912 |
Uso atual: n/d |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de
1912, entrte Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto
Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas
linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro
de 1914. A partir daí, a linha estava completa até o
rio Paraguai, ao sul de Corumbá, em Porto Esperança;
somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada
pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia
foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no
Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada
como uma divisão da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo
entregue em concessão para a Novoeste, em 1996. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Bodoquena foi inaugurada em 1912.
É curioso citar que a revista Brazil Ferrocarril, a
mais importante revista sobre o assunto na época, sugeria em
1914 alterar o nome dessa estação (bem como o de outras
na mesma região) para o de Monlevade, pessoa que na
época foi importante para a consolidação da linha.
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A estação de Bodoquena, em 1976. Foto José
H. Bellorio |
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Atualização:
12.10.2004
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