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E. F. Noroeste do
Brasil (1929-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PORTO
CARREIRO
Município de Miranda, MS |
Linha-tronco - km 1171,579 (1959) |
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MS-1630 |
Altitude: 129 m |
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Inauguração: 30.10.1929 |
Uso atual: desconhecido (2021) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Porto Carreiro foi inaugurada em 1929. Como muitas das estações
do trecho entre Campo Grande e Porto Esperança,
por muito tempo a estação não dispôs de
água potável, obrigando a NOB a deslocar semanalmente
uma composição de vagões pipa para abastecimento. |
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A estação de Porto Carreiro, em 1976. Foto José
H. Bellorio |
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Atualização:
26.12.2021
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