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E. F. Noroeste do
Brasil (1931-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CAMISÃO
(antiga CORONEL CAMISÃO)
Município de Aquidauana, MS |
Linha-tronco - km 1026,000 (1938) |
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MS-1625 |
Altitude: 190 m |
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Inauguração: 01.06.1931 |
Uso atual: moradia? |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Camisão
foi inaugurada em 1931 no lugar do Posto km 1026, que
já existia (sem data conhecida de abertura do posto original).
Depois passou a chamar-se Posto Camisão, e finalmente,
Camisão.
O seu nome homenageia um militar que teve papel preponderante na
Retirada da Laguna, durante a Guerra do Paraguai (1864-1870).
1931
AO LADO: Inauguração da estação
que substituiu o posto km 1026 (O Estado de S. Paulo, 5/6/1931).
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ACIMA: Coronel Camisão e um auto de linha, provavelmente anos 1970 /(Autor desconhecido).
(Fontes:Museu da UNESP, Bauru; Willian Ney
Portela Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
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A estação, nos anos 1970. Acervo do Museu da UNESP
em Bauru, SP. |
A estação em 2/8/2010. Foto Willian Ney Portela
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Atualização:
07.01.2021
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