|
|
E. F. Noroeste do
Brasil (1952-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CORUMBÁ
Município de Corumbá, MS (veja
a cidade) |
Linha-tronco - km 1.330,480 (1960) |
|
MS-1615 |
Altitude: 146 m |
|
Inauguração: 15.12.1952 |
Uso atual: abandonada (2022) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1960 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte
Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança,
deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando
para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir
daí, a linha estava completa até o rio Paraguai, ao
sul de Corumbá, em Porto Esperança; somente em 1952
a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos. Logo
depois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a
Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São
Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada como uma divisão
da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo entregue em concessão
para a Novoeste, em 1996. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Corumbá foi inaugurada em dezembro de 1952. Ela teve a pedra fundamental lançada por Getulio Vargas em agosto de 1941 e havia sido projetada pelo engenheiro Alfredo Ernesto Brandão (OESP, 28/8/1941).
Teria
sido ela aberta depois da inauguração do trecho, que,
no box mais abaixo, ocorreu em 31 de janeiro de 1952? Segundo
conta Jorge Katurchi, em entrevista dada ao jornal Diário
Corumbaense, publicada em 24/3/2009, ele participou da primeira
viagem oficial do trem de passageiros no dia 15 de março de
1953, portanto, 90 dias depois da inauguração oficial
da estação. Ele havia embarcado na estação
de Urucum. Somente depois de 46 anos de funcionamento e 40
anos depois de haver chegado a Porto Esperança, os trilhos
atingiam a cidade de Corumbá, na fronteira com a Bolívia.
Dali, alguns anos depois, passou-se a fazer baldeação
com a ferrovia boliviana que dali chegaria a
Santa Cruz de la Sierra. Na estação havia um
setor para embarque nos trens bolivianos, que chegavam até
ali. Não sei se esta seção ainda existe. A versão
atual da estação, com este embarque, somente foi realizada
nos anos 1960. Em novembro de 1962, a sua construção
ainda não havia sido iniciada (*O Estado de S. Paulo, 23/11/1962).
Os trens de passageiros da Noroeste para Corumbá foram
desativados em fevereiro de 1995, segundo alguns, no dia 6, segundo
outros, no dia 15. Nessa altura, ele apenas percorria a Noroeste desde a cidade de Campo Grande e não mais desde Bauru.
Acredito que o embarque para os trens bolivianos ainda sejam efetuados
nessa estação - ou em parte dela.
Em outubro de 2015 a estação estava totalmente abandonada,
com muita sujeira nas salas internas, móveis e objetos destruídos,
papéis jogados ao chão. Enfim, a vergonha de sempre,
de um prédio teoricamente sem dono.
ACIMA: Em 31 de janeiro de 1952, foi inaugurado
o trecho entre Porto Esperança e Corumbá (VEJA REPORTAGEM
INTEGRAL CLICANDO SOBRE A FIGURA) (Folha da Manhã, 3/2/1952).
ACIMA: Em foto sem data, trem boliviano na plataforma da estação de Corumbá.
ACIMA: O Trem do Pantanal, um dos últimos,
em 30/12/1994, parado na estação de Corumbá (Foto
Luiz Moraes).
|
1994
AO LADO:
Armazem da estação de Corumbá, ao fundo,
à direita da linha (Foto Luiz Moraes, 30/12/1994).
|
ACIMA: Pátio da estação de Corumbá em 2022 e seu abandno atual em artigo de Marcelo Toledo em 19/06/2022 na Folha de S. Paulo - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA LER O ARTIGO EM TAMANHO MAIOR
(Fontes: Sérgio Wilian Annibal; Fernando da
Silva Rodrigues; Luiz Moraes; José H. Bellorio; Jorge Katurchi;
Diario Corumbaense, 2009; O Estado de S. Paulo, 1962;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
A estação em construção, em 1950.
Acervo José H. Bellorio |
A estação em 1968. Acervo José H. Bellorio
|
A estação em 1976. Foto José H. Bellorio
|
A estação em 1976. Foto José H. Bellorio
|
A estação em 1976. Foto José H. Bellorio
|
A estação em 1986. Foto José H. Bellorio
|
A estação em 2009. Foto Sérgio Wilian Annibal |
A estação em 2009. Foto Sérgio Wilian Annibal
|
A estação em 2009. Foto Sérgio Wilian Annibal
|
A estação em 2016. Foto Fernando da Silva Rodrigues |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
01.06.2023
|
|