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Indice do MS
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Corumbá
Porto Ladário
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1939-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PORTO
LADÁRIO
Município de Corumbá, MS |
Ramal de Porto Ladário - km 6 |
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MS-1697 |
Altitude: - |
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Inauguração: 07.09.1939 |
Uso atual: desconhecido (2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1939? |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte
Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança,
deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando
para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir
daí, a linha estava completa até o rio Paraguai, ao
sul de Corumbá, em Porto Esperança; somente em 1952
a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos. Logo
dedpois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a
Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São
Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada como uma divisão
da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo entregue em concessão
para a Novoeste, em 1996. |
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A ESTAÇÃO: Porto
Ladário é o fim do ramalzinho de Ladário, que sai de Corumbá
e vai até a vizinha cidade de Ladário. Foi inaugurado em 1939
(ver caixa abaixo). Era considerada fundamental para a E. F. Brasil-Bolívia,
que seria inaugurada somente mais de uma década depois.
Em Corumbá, a estação ficava longe do rio, por isso existia
o Porto Ladário para atender à navegação e à
ferrovia. Este ramal tem seis quilômetros e serve também à
fábrica de cimentos da Itaú, já em Ladário.
Porto Ladário fica ao lado da grande Base Fluvial de Ladário
da Marinha do Brasil.
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AO LADO: Início
de construção do ramal em 1939 (O Estado de
S. Paulo, 2/6/1939).
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AO LADO: Inauguração
do ramal em 1939 (O Estado de S. Paulo, 17/10/1939).
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ACIMA: A locomotiva que inaugurou o ramal
em 7/9/1939 tinha as insígnias da E. F. Brasil-Bolívia:
apenas uma jogada política para uma ferrovia que ainda não
funcionava e que sairia da estação de Corumbá
anos mais tarde. (Revista da Semana, 1939).
(Fontes: Coaraci Camargo; Revista da Semana,
1939; O Estadoe S. Paulo, 1939; IBGE, 1960) |
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A estação em 1976. Foto José H. Bellorio |
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Atualização:
29.05.2017
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