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E. F. Noroeste
do Brasil (1941?-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PALMEIRAS
(antiga CORRENTES)
Município de Dois Irmãos do
Burito, MS |
Linha-tronco - km 975,456 (1959) |
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MS-1623 |
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Inauguração: 01.06.1941(?) |
Uso atual: fechada |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura
a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá
e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando
um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser
terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí,
a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá,
em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá
seria alcançada pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha,
em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia
o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura.
E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente
privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em
1996. |
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A ESTAÇÃO: Embora conste
nos relatórios oficiais da Noroeste que a estação
de Palmeiras foi inaugurada em 1941, já existia pelo
menos desde o ano de 1932 no mesmo local ou pelo menos muito próxima
uma estação de nome Correntes. É o nome
que aparece no mapa, que, embora de 1959, mostra esse ponto entre
as estações de Piraputanga e de Cachoeirão.
Como muitas das estações do trecho entre Campo Grande
e Porto Esperança, por muito tempo a estação
não dispôs de água potável, obrigando a
NOB a deslocar semanalmente uma composição de vagões
pipa para abastecimento. Os Guias Levi de 1932 e de 1940 mostram o
nome Correntes, e a partir de 1941, o nome Palmeiras
para a estação. "O prédio da antiga estação
não tem nenhum uso. Está abandonado, mas não inteiramente depredado.
A reclamação da população é que ele vem sendo usado como ponto de
venda de drogas. Isso num distrito com 1.142 habitantes (IBGE, 2000).
Lá ainda existe a via férrea, mas só passam trens de carga de minério
procedente de Corumbá" (Fátima Saboya, 10/2007). A
estação foi restaurada em 2009. Parece estar fechada
hoje em 2010.
(Fontes: Ney ---; José H. Bellorio; Fátima
Saboya; IBGE, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1932-80) |
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Estação de Palmeiras em 1976. Foto J. H. Bellorio |
Locomotiva passando pela estação de Palmeiras,
vista ao fundo, em 1986. Foto José H. Bellorio |
A estação de Palmeiras em 2/8/2010. Foto Ney --- |
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Atualização:
08.08.2010
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