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VXY Mogiana em MG
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Indice do MS
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Cachoeirão
Palmeiras
Piraputanga
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IBGE-1959
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste do Brasil (1941?-1975)
RFFSA (1975-1996)
PALMEIRAS (antiga CORRENTES)
Município de Dois Irmãos do Burito, MS
Linha-tronco - km 975,456 (1959)   MS-1623
    Inauguração: 01.06.1941(?)
Uso atual: fechada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir de 1912, entrte Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino e Porto Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre as duas linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente em outubro de 1914. A partir daí, a linha estava completa até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá, em Porto Esperança; somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada pelos trilhos. Logo depois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975, incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente privatizada sendo entregue em concessão para a Novoeste, em 1996.
 
A ESTAÇÃO: Embora conste nos relatórios oficiais da Noroeste que a estação de Palmeiras foi inaugurada em 1941, já existia pelo menos desde o ano de 1932 no mesmo local ou pelo menos muito próxima uma estação de nome Correntes. É o nome que aparece no mapa, que, embora de 1959, mostra esse ponto entre as estações de Piraputanga e de Cachoeirão. Como muitas das estações do trecho entre Campo Grande e Porto Esperança, por muito tempo a estação não dispôs de água potável, obrigando a NOB a deslocar semanalmente uma composição de vagões pipa para abastecimento. Os Guias Levi de 1932 e de 1940 mostram o nome Correntes, e a partir de 1941, o nome Palmeiras para a estação. "O prédio da antiga estação não tem nenhum uso. Está abandonado, mas não inteiramente depredado. A reclamação da população é que ele vem sendo usado como ponto de venda de drogas. Isso num distrito com 1.142 habitantes (IBGE, 2000). Lá ainda existe a via férrea, mas só passam trens de carga de minério procedente de Corumbá" (Fátima Saboya, 10/2007). A estação foi restaurada em 2009. Parece estar fechada hoje em 2010.
(Fontes: Ney ---; José H. Bellorio; Fátima Saboya; IBGE, 1959; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     

Estação de Palmeiras em 1976. Foto J. H. Bellorio

Locomotiva passando pela estação de Palmeiras, vista ao fundo, em 1986. Foto José H. Bellorio

A estação de Palmeiras em 2/8/2010. Foto Ney ---
     
     
Atualização: 08.08.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.