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Bacuri
Nova Nipônia
Lussanvira
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ramal de Lussanvira-1950
OESP - 1928
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1924-1961) |
NOVA
NIPÔNIA (antiga COTOVELO)
Município de Araçatuba, SP |
Linha-tronco original - km 370,808
Ramal de Lussanvira - km 90,298 |
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SP-0189 |
Altitude: 295,986 m |
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Inauguração: 01.01.1924 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Lussanvira era parte do tronco da Noroeste até pelo
menos 1940, quando a variante mais ao sul foi terminada, ligando Araçatuba
a Jupiá. O trecho foi abandonado por passar por uma zona de
malária muito intensa, onde prevalecia o impaludismo, causando
problemas para os ferroviários e moradores da região.
Nesse ano, o trecho entre Lussanvira e Jupiá foi suprimido,
pois era o que apresentava piores condições para tráfego
e povoamento. Em 1961, o ramal foi definitivamente extinto e todo
o trecho junto a Lussanvira, incluindo a própria estação,
foi submergido pela construção da represa de Três
Irmãos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta no tronco da Noroeste em 1924, com o nome de Cotovelo
(por causa do rio do Cotovelo, ali próximo) e, provavelmente
nos anos 1930, foi renomeada como Nova Nipônia,
nome com a qual já aparece nos relatórios do fim dessa
década.
Em 1940, passou a fazer parte do ramal de Lussanvira.
Em 1948, um mapa da região ainda a identificava como Cotovelo.
O nome original, entretanto, foi retomado.
Conta a história que "em 12 de setembro de 1944 o trem
misto trafegava entre as estações de Lussanvira e de
Nova Nipônia, quando Segismundo Reis, chefe do trem de 50 anos,
conferia as passagens, quando notou um passageiro que não tinha
sua passagem. Perguntou a ele qual seria o seu destino e disse-lhe
que iria escriturar um talão para cobrar a passagem. Voltou
então para o "breque", como era chamado o carro destinado
ao condutor e seus auxiliares, quando o tal passageiro entrou no compartimento
e o agrediu com socos e pontapés, tentando inclusive, a seguir,
enforcá-lo com uma gravata. Os auxiliares seguraram o agressor
e o prenderam" (O Avaiense, janeiro de 2008).
A estação foi desativada em 1961 com o ramal.
Entre esta estação e a seguinte, Lussanvira,
e bem próximo a esta última, existia um posto telegráfico,
o "km 106", no km 105,812 do ramal.
"Conheci as estações de Lussanvira, Nova Nipônia e Bacuri,na
época que estavam desativando e posteriormente na retirada dos trilhos.
Na estação do Cotovelo, depois Nova Nipônia, muitos imigrantes japoneses
lá desembarcaram para formar o núcleo de desenvolvimento das Três
Alianças, tendo uma historia muito interessante. Morreu muita gente
no vargeão do Tietê ,de impaludismo, tanto na época da construção
como nos anos subseqüentes. O vargeão que a NOB margeava tinha a predominância
de papiros (a de fazer papel) que lá era endêmica, coisa bizarra.
Havia também no meio do rio grande quantidade de pedras utilizadas
por habitantes do local para a feitura de fogo, e outros usos identificados
pela USP datando de mais de 2000 anos" (Joaquim Franco
de Mello Netto, 06/2007).
Qual seria o estado da antiga estação em 2017? Não
obtive qualquer notícia sobre ela. Provavelmente foi demolida.
1927
AO LADO: Construção
de rodovia em 1927 ligando a estação do Cotovello
à estrada principal da região (O Estado de São
Paulo, 3/2/1927).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1924 a 1961.
Ao lado, saiba mais sobre o ramal de Lussanvira - clique sobre
a foto ao lado para ver mais detalhes. Veja aqui horários
em maio de 1941 (Guias Levi). |
(Fontes: Joaquim Franco de Mello Netto; Marcello
Tallamo; O Estado de S. Paulo, 1927 e 1928; O Avaiense, 2008; E. F.
Noroeste do Brasil: Relação oficial de estações,
1937; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapas - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Nova Nipônia, sem data. Acervo
Marcello Tallamo |
O couro de uma enorme cobra é mostrado pelo (provável)
chefe da estação nos, supostamente, anos 1940.
Autor desconhecido |
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Atualização:
04.02.2018
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