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Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1994)
CPTM (1994-) |
OSASCO
Município de São Paulo, SP (1892-1961)
Município de Osasco, SP (1961-) |
Linha-tronco - km 15,886 (1931) |
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SP-0749 |
Altitude: 721 m |
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Inauguração: 08.1895 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1979 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A primitiva função da estação de
Osasco parece ter sido a de receber apenas trens de carga.
Na verdade, ela foi construída por iniciativa do fundador de Osasco,
Antonio Agu, que a queria para poder escoar a produção da
sua olaria.
A cidade acabou por se estabelecer em volta da estação. Aliás, o
seu nome tinha como motivo homenagear a cidade natal do fundador,
que também se chamava Osasco, na Itália. Em 1894 já se lia
sobre a estação nos relatórios da Sorocabana, mas sua inauguração
como estação de passageiros somente teria ocorrido em agosto do
ano seguinte: ela havia sido construída por Agu e entregue
por ele à EFS em 1895.
Surgiram casas na rua da estação, um mercado de porcos
e pequenas indústrias, além de plantações de frutas, cereais e eucaliptos.
Em 1906, "foi
construída uma casa para moradia do agente e duas outras
para empregados e foi iniciada a construcção de uma
nova estação, concluída no começo
deste anno (no caso, 1907). Com as novas construcções
em Osasco despendeu-se a importancia de Rs 25:017$305"
(Relatório da E. F. Sorocabana para 1906). Esta "nova
estação", na verdade, teria sido uma ampliação
da estação original, já muito pequena.
A estação sofreu uma reforma em 1912. Somente
em 1958, foi entregue um novo prédio que, no entanto, continuou
pequeno para a demanda de passageiros. O prédio foi inaugurado
em janeiro de 1958, mas, em setembro, continuava em obras (Folha
da Manhã, 24/8/1958).
"De 1949 a 1974, um foguista da Sorocabana tinha também um bar que ficava num puxadinho junto à estação, lado da fachada. Era o bar do Crespo, nome do proprietário, que era meu avô. O bar mudou de lugar junto com a estação, deixando de ter duas frentes. Quase todos os parentes dos Crespos e Morales trabalharam lá, inclusive o Crespinho, que era eu mesmo. Comecei a trabalhar aí com 11 anos de idade, em 1956. Tivemos o bar de 1949 à 1974 (Maria Clara R. M. Crespo, 23/7/2020)".
Em 1961, Osasco desmembrou-se de
São Paulo como município. Com o aumento grande do movimento
de passageiros dos trens de subúrbio da Sorocabana, a estação tornou-se
muito acanhada, e acabou sendo demolida em 1976 para dar lugar à
moderna estação que hoje está lá, aberta
oficialmente em 25/1/1979, e que atende aos trens da CPTM. No
período em que a velha estação estava no chão
e a nova estava em construção, usou-se uma provisória
que pode ser vista numa das fotos abaixo.
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
1900
AO LADO: O trem não está ajudando a correspondencia entregue na estação de Osasco (O Estado
de S. Paulo, 11/2/1900). |
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1902
AO LADO: Leilão no bairro
de Osasco. Note-se que já era bem movimentado (O Estado
de S. Paulo, 1/7/1902). |
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ACIMA: Bairro de Osasco em 1903. Ao centro
(horizontal), a linha da EFS e a estação bem à
esquerda; Ao centro (vertical), a rua Primitiva Vianco. Ao fundo,
a fábrica que hoje não mais existe e, abaixo, casinhas
que também hoje não mais existem (Autor desconhecido
- acervo Hagop Garagem).
"A estação ferroviária
da EFS (em Osasco) foi construída em 1904 e reformada
em 1912. Pois é este antiquado prédio que registra
o maior movimento de passageiros da extensa ferrovia, com
exceção da estação Julio Prestes
de São Paulo" - assim escrevia Reinaldo
de Oliveira, queixando-se na edição de 22/4/1953
do jornal Folha da Manhã. A data de 1904, citada pelo sr. Reinaldo, estava errada. |
1904
AO LADO: De Folha de Manhã, 22/4/1953. |
ACIMA: Estação de Osasco, possivelmente
anos 1910. Atrás, a cerâmica (Autor desconhecido).
1917
AO LADO: O temor doa moradores da cidade que as chaminés da então famosa fábrica de Cerâmica caíssem sobre a linha da Sorocabana e causasse uma grande tragédia devido à trepidação causada pela passagem dos trens na cidade - o que jamais veio a acontecer.(O Estado
de S. Paulo, 10/1/1917). |
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ACIMA: A entrada do pátio da estação
de Osasco, provavelmente anos 1920. A foto é tirada no sentido
interior. Ao fundo, do lado esquerdo, a estação e alguns
carros e vagões. Do lado direito da linha, a antiga cerâmica.
Hoje, neste ponto, passa (por cima) o viaduto rodoviário que
liga os lados sul (à esquerda da linha) e norte (à direita)
(Acervo Museu de Osasco).
ACIMA: Procissão em frente à estação em 1930 (Osasco é Historia, FB).
1931
AO LADO: Pede-se alteração dos horários dos trens em Osasco (O Estado
de S. Paulo, 25/6/1931). |
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OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
1934 - Instalação de luz no posto de desinfecção
de gaiolas; |
1936
AO LADO: Acidente na estação de Osasco (Correio
de S. Paulo, 23/7/1936). |
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1940
AO LADO: Acidente próximo à estação de Osasco (O Estado
de S. Paulo, 22/3/1940). |
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ACIMA:
A estação e sua plataforma e pátio possivelmente
nos anos 1940 (Autor desconhecido).
1950
AO LADO: De Folha da Manhã, 5/3/1950. |
Em
1950, o então bairro de São Paulo reclamava que
a empresa de ônibus paulistana, a CMTC, não levava
suas linhas de ônibus até lá, afirmando
que "na estação ferroviária, os
passageiros que vinham de São Paulo não desciam
da plataforma" - entende-se que ela seria muito curta
( |
ACIMA: Assalto na estação de Osasco
(Folha de S. Paulo, 26/2/1974).
ACIMA: Antigas casas ferroviárias
da Vila Dona Leonor - que é o que se lê no detalhe de
uma delas, na foto À direita - hoje na avenida das Nações
Unidas, e não estão longe da linha, que passa atrás
delas a uma distância não muito grande (Fotos Ralph M.
Giesbrecht, dezembro de 2008).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht,
pesquisa local; Carlos Roberto de Almeida; Adriano Martins; Robson
Batista; Hagop Garagem; Museu de Osasco; O
Estado de S. Paulo, 1902 e 1978; Folha da Manhã, 1950, 1953
e 1958; Museu da Cia. Paulista, Jundiaí; E. F. Sorocabana:
Relatórios anuais, 1872-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A primitiva estação de Osasco, na virada do século.
Foto cedida por Adriano Martins |
A primitiva estação de Osasco, na virada do século.
Foto cedida por Robson Batista |
Fachada da estação em 1923. Foto cedida por Adriano
Martins |
A estação em 1932. Foto cedida por Adriano Martins
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A estação e arredores, em 1948. Foto cedida por
Adriano Martins |
Estação de Osasco em 1958. Ao fundo, a nova, sendo
construída. A "nova" durou apenas 19 anos.
Foto dos arquivos do Museu da Cia. Paulista, em Jundiaí,
SP |
A estação nos anos 1960. Créditos na foto |
Vista aérea da estação "nova"
de Osasco, em 1962. Ela durou apenas 19 anos, de 1960 a 1979.
A anterior já havia sido derrubada. Foto cedida por Adriano
Martins |
Largo da estação em 1965. Foto cedida por Adriano
Martins |
A estação em 1966. |
Estação de Osasco por volta de 1970. Acervo Hagop
Garage |
A estação provisória de Osasco, em abril
de 1978; a estação de 1962 já havia sido
demolida, e a estação nova estava em construção.
Foto Reginaldo Manente, do "O Estado de S. Paulo",
18/04/1978 |
A estação atual, provavelmente anos 1980. Cartão
postal |
A estação atual, em 21/06/1998. Foto Ralph M.
Giesbrecht |
A estação em 2014, em interminável reforma.
À esquerda, a estação rodoviária.
Foto Carlos Roberto de Almeida |
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Atualização:
02.07.2023
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