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Osasco
Comandante Sampaio
Quitaúna
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Tronco EFS-1935
Posição da estação original em 1975
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2016
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E. F. Sorocabana
(1946-1971)
FEPASA (1971-1994)
CPTM (1994-) |
COMANDANTE
SAMPAIO
Município de Osasco, SP |
Linha-tronco - km 17,260 (1960) |
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SP-0024 |
Altitude: - |
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Inauguração: 12.10.1946 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1979 |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: Quando a estação
foi inaugurada, em 1946, aparecia nos relatórios com dois nomes: Comandante
Sampaio e General Sampaio. O nome que vingou acabou
sendo o primeiro. A estação estava localizada num ponto
estratégico, na confluência da Estrada de Itu (hoje av.
Autonomistas) com a linha férrea que vinha de Osasco pela várzea
do Tietê. Nesse princípio de vida foi também chamada
de Parada Pedro de Mello e popularmente de Paradinha..
Originalmente situava-se bem antes da estação atual, e onde hoje passa
um viaduto por sobre a linha e a avenida dos Autonomistas,
em Osasco. O ponto antigo da estação,
na verdade, ficava onde se juntavam lado a lado a estrada velha
de Itu, atual Autonomistas, e a linha, e até hoje
existem ali algumas casas de turma da antiga estação.
Com a construção da nova, aberta em 25/01/1979, passou a ocupar
o local atual, também na avenida dos Autonomistas, e
serve hoje aos trens metropolitanos da CPTM.
"A estação de Comandante Sampaio, na Av. dos Autonomistas,
já é a terceira; a primeira ficava onde existe hoje uma passarela
no final da Av. Marechal Rondon, e era uma parada com plataforma de
uns 20 metros ao lado de uma caixa d'água que servia, além de abastecer
as locomotivas, também para lavar os vagões de gado que proviam do
Matadouro Municipal do Km 21. Além de servir como ponto de apoio ela
destinava atender os moradores do Bairro do Piratininga, era o único
da região que tinha algum núcleo urbano, ao lado de onde se encontram
hoje os populosos bairros do Km 18, Jardim das Flores, Alto do Farol
e Vila Isabel, que eram somente invernadas de gado. Quando entraram
em operação os "Carmen Miranda", foi construída a segunda estação,
a uns 100 metros a oeste da primeira. A mudança foi para atender o
crescimento urbano da região, enquanto o bairro do Piratininga vai
chegando ao seu apogeu. Com a retificação do Rio Tietê no início da
década de 1950, o bairro do Piratininga vai se desligando da
estação Comandante Sampaio, sem contar os freqüentes assaltos no caminho
entre a estação e o bairro. Nos anos 1960, foi desativado o lavador
de vagões e o lugar ficou abandonado aos vândalos e assaltantes, deixando
os usuários de trens do Piratininga abandonados à própria sorte, fazendo
com que os usuário pegassem ônibus e seguissem até a estação de Osasco,
como fazem até hoje. Quando na década de 1970 foi reformulado o sistema
de trens de subúrbio da Fepasa, cogitou-se de se construir uma nova
estação no lugar da primeira, ficando entre a atual Comandante Sampaio
e Osasco, para atender novamente os moradores não só do Piratininga
como também de toda região norte de Osasco. Mas infelizmente o projeto
não saiu do papel. Mas a estação acabou sendo novamente deslocada
para 300 metros a oeste, para atender melhor os moradores não só do
Km18 mas toda a Zona Sul de Osasco, mas isso acabou por sobrecarregar
a estação de Osasco. De qualquer forma, as instalações
das paradas antigas da Comandante Sampaio foram todas demolidas em
1978" (Antonio Carreão, 03/2004).
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
Com relação a nomes da estação,
note-se, no entanto, que em 1947 um terceiro nome aparece
para a estação: Parada Pedro de Mello. Tal nome
saiu numa reportagem do jornal Folha da Manhã, de 23/7/1947,
pelo motivo que naquele exato local estavam sendo construídas
casas de uma forma experimental - são as casas que
hoje ainda estão ali.
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1947
AO LADO: O nome original
da estação (Folha da Manhã, 23/7/1947).
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ACIMA: Venda de terrenos no bairro de Piratininga tendo como referência a estação de Comandante Sampaio em 1950. Nesta época, Osasco e Piratininga ainda eram bairros de São Paulo (Diario de S. Paulo,
12/10/1950).
ACIMA: Comandante Sampaio ou General Sampaio, ele é
considerado o patrono da Infantaria brasileirae herói
militar da Guerra do Paraguai. Morreu com 56 anos e foi ferido
no dia de seu 56o aniversário (Folha de S. Paulo, 24/5/1965).
ACIMA: A estação de Comandante Sampaio
como era em 1966. Notar atrás dela a casa que existe ainda
hoje no local (ver fotos abaixo) (Diario Popular, 28/11/1966).
ACIMA: Avenida dos Autonomistas, na praça
31 de Março, sendo alargada, em 1967. A casa à direita
é uma das que até hoje existem no local e que faziam
parte do pátio da estação de Comandante Sampaio,
que ficava em ponto diferente da atual do mesmo nome. Atrás
dessa casa ficava o prédio da estação. Note que
se pode ver os postes e catenária da eletrificação
da linha, além da casa (Foto Francisco Taveira Sobrinho).
ACIMA:
Casas da antiga Sorocabana que pertenciam ao pátio da estação
velha de Comandante Sampaio. Elas ficam na avenida dos Autonomistas,
a cerca de 1 km da atual estação, e próximas
ao viaduto sobre a linha que liga a parte central ao bairro de Piratininga,
e tem no meio delas uma antiga caixa d'água da linha. São
hoje separadas da via férrea por um muro (Fotos Ralph M. Giesbrecht,
15/11/2008).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Francisco
Taveira Sobrinho; Antonio Carreão; William Gimenez; Antonio
Carreão; Ricardo Koracsony; Adriano Martins; Diario Popular,
1966; Folha da Manhã, 1947; E. F. Sorocabana: Relatórios
anuais, 1940-69; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
16.12.2019
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