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VXY Mogiana em MG
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Descalvado
Pântano
São Miguel
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ram. Descalvadense-1950

IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1996
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E. F. Descalvadense (1889-1891)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1891-1960)
PÂNTANO
(antiga SALTO DO PÂNTANO)
Município de Descalvado, SP
Ramal Descalvadense - km 10,093   SP-2641
Altitude: 697,600 m   Inauguração: 15.01.1889
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E.F. Descalvadense foi fundada por fazendeiros da região de Descalvado e abriu ao tráfego em 15/1/1889. Foi adquirida pela Cia. Paulista em 1891. Tinha apenas 13 quilômetros e bitola de 60 cm, saindo da ponta do ramal de Descalvado, nesta cidade. Era popularmente chamado de "ramal da Aurora" ou de "trenzinho", em oposição ao "trenzão", que partia de Descalvado para São Paulo. Foi desativado em 11 de março de 1960 e os trilhos retirados logo a seguir.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pantano, que recebeu este nome em homenagem à esposa do fundador do ramal (antes de ser adquirido pela Paulista), foi inaugurada com a linha, em 1889 (Relatório da E. F. Descalvadense, de 11/6/1890). O trenzinho ia até ela e voltava, num percurso de treze quilômetros por fazendas de café. Chamava-se inicialmente Salto do Pântano, ou simplesmente Salto.

Dizem os relatos que o trem era utilizado pelos moradores de Descalvado para ir a Pântano para fazer piqueniques na cachoeira do mesmo nome.

A estação, como o ramal, foi desativada em 1960. Pouco se sabe sobre ela, apenas (talvez) a sua localização, onde em 1996 existiam restos de uma caixa d'água e o que se supunha serem as fundações do prédio, sobre a qual teria sido construída a casa da foto abaixo.

"Já estive no Pântano várias vezes, mas para ir ao salto. A
área agora é particular, e está toda cercada. Mesmo quando eu ia lá, há muitos anos já nada havia, além da cachoeira. Ninguém sabe informar ao certo onde era a estação, o que eu sei é que ela era meio longe do salto. Uma tia-avó me disse que o pântano era um bom lugar de morar, tinha até armazém de secos e molhados. Deus sabe o que aconteceu, foi tudo englobado pela cana-de-açúcar" (Leandro Guidini, 6/2010).

1889
AO LADO:
A estação de Salto já tinha agora sua agencia de correio, sete meses depois de sua abertura (A Provincia de S. Paulo, 7/8/1889).

1898
AO LADO:
A distribuição dos jornais tem problemas nas estações do ramal, Pantano e Aurora - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LÊ-LO INTEIRO (O Estado de S. Paulo, 12/2/1878).

1900
AO LADO:
O Correio ainda com problemas em Pântano (O Estado de S. Paulo, 17/2/1900).

1900
AO LADO:
Os problemas parecem ser crônicos no correio em Pântano (O Estado de S. Paulo, 28/07/1900).

ACIMA: Segundo Leandro Guedini: "Achei legal o dístico da estação desta foto (que aparece à direita) !... pena que sempre aparece a estação em poses que mostram só o frontão... e havia, na verdade, duas estações... esta que aparece é a mais antiga, que foi convertida em armazém. Havia uma segunda, que está nas costas do fotógrafo, que era a estação e também residência do chefe... desta, ainda nada iconográfico apareceu" (Foto Cida Marcondes - provavelmente anos 1940/50).

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1883 a 1964. Alguns horários registrados: (1964) 7:38 (MD-1) e 16:08 (MD-5), vindo de Descalvado; 17:15 (MD-24) e 11:25 (MD-16), vindo de Aurora (Guias Levi).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Leandro Guidini; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1875-1963; O Malho, 1907; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação do Pantano em 1907. O trenzinho da Aurora está parado junto à sua plataforma. O Malho, 23/2/1907

Segundo informações de moradores da vizinhança, esta casa, aqui em foto de 7/5/1996, teria sido construída sobre as fundações da antiga estação de Pântano. A linha passaria à sua frente. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht
 
     
     
Atualização: 27.11.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.