|
|
...
Descalvado
Pântano
São Miguel
...
ram. Descalvadense-1950
IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1996
...
|
|
|
|
|
E. F. Descalvadense (1889-1891)
Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1891-1960) |
PÂNTANO
(antiga SALTO DO PÂNTANO)
Município de Descalvado, SP |
Ramal Descalvadense - km 10,093 |
|
SP-2641 |
Altitude: 697,600 m |
|
Inauguração: 15.01.1889 |
Uso atual: demolida |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A E.F. Descalvadense
foi fundada por fazendeiros da região de Descalvado e abriu ao tráfego em 15/1/1889. Foi adquirida pela Cia. Paulista em 1891. Tinha apenas 13 quilômetros e bitola de
60 cm, saindo da ponta do ramal de Descalvado, nesta cidade. Era popularmente
chamado de "ramal da Aurora" ou de "trenzinho",
em oposição ao "trenzão", que partia
de Descalvado para São Paulo. Foi desativado em 11 de março
de 1960 e os trilhos retirados logo a seguir. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Pantano,
que recebeu este nome em homenagem à esposa do fundador do
ramal (antes de ser adquirido pela Paulista), foi inaugurada com
a linha, em 1889 (Relatório da E. F. Descalvadense, de 11/6/1890). O trenzinho ia até ela e voltava, num percurso
de treze quilômetros por fazendas de
café. Chamava-se
inicialmente Salto do Pântano, ou simplesmente Salto.
Dizem os relatos que o trem era utilizado pelos moradores de Descalvado
para ir a Pântano para fazer piqueniques na cachoeira
do mesmo nome.
A estação, como o ramal, foi desativada em 1960. Pouco
se sabe sobre ela, apenas (talvez) a sua localização,
onde em 1996 existiam restos de uma caixa d'água e o que se supunha
serem as fundações do prédio, sobre a qual teria
sido construída a casa da foto abaixo.
"Já estive no Pântano várias vezes, mas
para ir ao salto. A área agora é particular, e está
toda cercada. Mesmo quando eu ia lá, há muitos anos
já nada havia, além da cachoeira. Ninguém sabe informar ao
certo onde era a estação, o que eu sei é que ela era meio longe do
salto. Uma tia-avó me disse que o pântano era um bom lugar de morar,
tinha até armazém de secos e molhados. Deus sabe o que aconteceu,
foi tudo englobado pela cana-de-açúcar" (Leandro Guidini,
6/2010).
|
1889
AO LADO: A estação de Salto já tinha agora sua agencia de correio, sete meses depois de sua abertura (A Provincia de S. Paulo, 7/8/1889). |
|
1898
AO LADO: A distribuição dos jornais tem problemas nas estações do ramal, Pantano e Aurora - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA LÊ-LO INTEIRO (O Estado de S. Paulo, 12/2/1878). |
|
1900
AO LADO: O Correio ainda com problemas em Pântano (O Estado de S. Paulo, 17/2/1900). |
|
1900
AO LADO: Os problemas parecem ser crônicos no correio em Pântano (O Estado de S. Paulo, 28/07/1900). |
ACIMA: Segundo Leandro Guedini: "Achei legal o dístico da estação desta foto (que aparece à direita) !... pena que sempre aparece a estação em poses que mostram só o frontão... e havia, na verdade, duas estações... esta que aparece é a mais antiga, que foi convertida em armazém. Havia uma segunda, que está nas costas do fotógrafo, que era a estação e também residência do chefe... desta, ainda nada iconográfico apareceu" (Foto Cida Marcondes - provavelmente anos 1940/50).
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1883 a 1964.
Alguns horários registrados: (1964) 7:38 (MD-1) e 16:08
(MD-5), vindo de Descalvado; 17:15 (MD-24) e 11:25 (MD-16),
vindo de Aurora (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Leandro
Guidini; Cia. Paulista: relatórios anuais, 1875-1963; O Malho,
1907; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação do Pantano em 1907. O trenzinho da Aurora
está parado junto à sua plataforma. O Malho, 23/2/1907 |
Segundo informações de moradores da vizinhança,
esta casa, aqui em foto de 7/5/1996, teria sido construída
sobre as fundações da antiga estação
de Pântano. A linha passaria à sua frente. Foto
Ralph Mennucci Giesbrecht |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
27.11.2021
|
|