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Butiá
Descalvado
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Saída para o ramal Descalvadense: Pântano
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ramal Descalvado-1935
IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2012
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1881-1971)
FEPASA (1971-1996) |
DESCALVADO
Município de Descalvado, SP |
Ramal de Descalvado - km 223,773 |
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SP-0096 |
Altitude: 648,120 m |
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Inauguração: 07.11.1881 |
Uso atual: usada pela Prefeitura (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1883 - reformada em 1912 |
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HISTORICO DA LINHA: Em
1877, a Paulista abria o primeiro trecho, partindo de Cordeiros até
Araras, do que seria o prolongamento de seu tronco. Em 1880, a linha,
com o nome de Estrada do Mogy-Guassú, atingia Porto Ferreira, na mesma
época em que a autorização para cruzar o Mogi e chegar a Ribeirão
Preto foi indeferida pelo Governo Provincial, em favor da Mogiana.
A linha, então, foi desviada para oeste e atingiu Descalvado no final
de 1881, seu ponto final. Em 1916, as modificações da Paulista na
área entre Rio Claro e São Carlos, na linha da antiga Rio-Clarense,
fizeram com que o trecho fosse considerado como novo tronco, deixando
a linha a partir de Cordeiros como o Ramal de Descalvado. Desde o
começo em bitola larga (1,60m), ele funcionou para trnes de passageiros
até julho de 1976 (Pirassununga-Descalvado) e até fevereiro de 1977
(Cordeirópolis-Pirassununga). Trens cargueiros andaram pela linha
até o final dos anos 1980. Abandonado, o ramal teve os trilhos arrancados
entre 1996 e 2003. |
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A ESTAÇÃO: Em 1874,
a Paulista começou a se interessar pela vila de Bethlem do Descalvado,
por sua quantidade enorme de cafezais. Depois de várias idas e vindas,
a Cia. finalmente resolveu levar os trilhos para lá apenas em 1880 (ver caixa abaixo, de 1880, onde se decidiu pela não-construção do ramal - mesmo assim, outra assembleia reverteria esta decisão),
quando se concretizou o fato de que ela não poderia cruzar o rio Mogi
em Porto Ferreira. A construção se iniciou nesse mesmo ano,
mas demorou bastante devido às chuvas torrenciais (ver caixa abaixo, de 1881).
Somente em meados de 1881 é que se decidiu o local da estação, fora
da cidade, em terreno doado por Manoel Batista da Cruz Tamandaré,
proprietário da fazenda Boa Esperança. Primeiro foi construído
o armazém de cargas, cujos tijolos vieram de Pirassununga e
que abrigaria provisoriamente também o terminal para passageiros;
a alvenaria ficou a cargo do sub-empreiteiro José Pera.
Para não confundir com outras duas estações que também se chamavam
Bethlem, uma na SPR (atual estação de Francisco Morato)
e outra na E. F. Dom Pedro II (a atual Japeri), a estação foi
denominada somente Descalvado.
Somente em 1883 é que se construiu o prédio definitivo para passageiros,
evento este que recebeu o Imperador Pedro II, três anos depois,
honra máxima para uma cidade, na época. A Família Imperial hospedou-se
numa casa na cidade que já foi inexplicavelmente demolida.
Uma reforma na estação, nos anos 1910, deu-lhe o aspecto atual.
Em meados de 1912, estava em curso a reforma do prédio (O
Estado de S. Paulo, 25/5/1912).
Desde 1891, ela tinha duas plataformas, a menor delas para embarcar
os trens do Ramal Descalvadense, construído por particulares
com bitola de 60 cm, e vendido à Paulista nesse ano. Ele era conhecido
com o "trenzinho", em comparação com o "trenzão", da
Paulista, e seguia por treze quilômetros até a estação de Aurora,
passando no meio de fazendas de café. O trenzinho foi desativado em
1960.
O trenzão saiu pela última vez de Descalvado em 31 de
julho de 1976, deixando somente trens de carga que foram mingüando
até acabarem, cerca de dez anos depois, deixando a estação fechada
e abandonada até 1995, quando se iniciaram as obras para sua restauração
pela Prefeitura.
Em 1996, os trilhos foram retirados de dentro da cidade. "Estive
na antiga estação de Descalvado. Destaque para o belo
virador de locomotivas que ficou num canto, abandonado sem função
nenhuma. O lugar é muito bonito, mas era muito mais com os trilhos
lá" (Rodrigo Cabredo, 09/2006).
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1880
AO LADO: Logo depois da inauguração da estação de Porto Ferreira, às margens do rio Mogi-Guaçu, ainda havia dúvidas se o ramal deveria dirigir-se para o oeste até a futura estação de Descalvado. Na assembleia citada aqui, efetuada em abril, a decisão foi pelo cancelamento do ramal (A Provincia de S. Paulo, 9/3/1880). |
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1881
AO LADO: Finalmente, depois de idas e vindas, a estação e a linha de Porto Ferreira até ela foi inaugurada, um ano e meio depois de ter sido decicida pela sua não construção... Descalvado (O Estado de S. Paulo, 9/11/1881). |
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1884
AO LADO: Uma revolta de escravos na fazenda Santa Rita, em Descalvado leva um delegado a ser chamado da Capital para resolver o problema. Se quiser ler mais sobre os absurdos da escravidão naquela época, clique sobre o texto para ler o resto da noticia. O trecho menor colocado aqui ao lado reporta a bronca do delegado ao saber que um trem especial que ele pegou demorou mais para chegar do que o trem de linha - 10 horas para fazer o percurso contra 7 do trem normal - só como curiosidade, hoje em nossos dias é fácil ir de automovel de SP a Descalvado em 3 horas.. (O Estado de S. Paulo, 22/5/1884). |
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1891
AO LADO: Anarquia na estação de Descalvado? (O Estado de S. Paulo, 25/3/1891). |
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1892
AO LADO: Descalvado não podia mandar vagões com café para Santos até o porto parar de acumulá-los (O Estado de S. Paulo, 9/2/1892). |
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1895
AO LADO: Novos horários para trens em Descalvado (O Estado de S. Paulo, 22/8/1895). |
ACIMA: A estação original de
Descalvado, supostamente reformada para dar origem à atual
em 1912 (Autor desconhecido).
ACIMA: Antigo virador de locomotivas em Descalvado,
com duas bitolas (quatro trilhos), de 1,60 e de 0,60 metros. (Foto Leandro
Guidini, julho de 2008).
ACIMA: Antigo pátio da estação de Descalvado, com
a estação ao fundo e, atrás do galho da árvore
em primeiro plano, uma pequena casa do pátio (Foto Leandro
Guidini, julho de 2008).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1881 a 1976.
Na foto à esquerda, o trem do ramal está parado
em Loreto. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre
esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Wilson Santis Jr.; Silvio Rizzo; Rodrigo Cabredo; João Carlos Reis
Pinto; Filemon Peres; Leandro Guidini; Câmara Municipal de Descalvado;
José Roberto Pascon; O Estado de S. Paulo, 1912; Cia. Paulista:
relatórios anuais, 1875-1969; Ralph M. Giesbrecht: Caminho
para Santa Veridiana - As ferrovias em Santa Cruz das Palmeiras, Editora
Cidade, 2003; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação original de Descalvado. Foto por volta
de 1900. Acervo Leandro Guidini |
Estação de Descalvado, com suas duas plataformas,
em 1916. Foto Filemon Peres |
Estação de Descalvado, com suas duas plataformas,
em 1916. Foto Filemon Peres |
Estação de Descalvado, com suas duas plataformas,
em 1916. Foto cedida pela Câmara Municipal de Descalvado |
A estação de Descalvado, em dezembro de 1975,
ainda funcionando. Foto José Roberto Pascon |
A estação, abandonada, em 1991. Foto Rodrigo Cabredo |
A estação em final de restauro, em 30/04/1996.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 09/2006. Foto Rodrigo Cabredo |
A estação em 05/2010. Foto João Carlos Reis Pinto |
A estação em 25/7/2017. Foto Silvio Rizzo |
A estação em 1/2/2018. Foto Wilson Santis Jr. |
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Atualização:
24.04.2021
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