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Cia. Cantareira
(1894-c.1918) |
PARADA ZERO
(SÃO CAETANO)
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 2 |
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SP-4667 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1894 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1902 (já demolida) |
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HISTORICO DA LINHA: O
Tramway da Cantareira foi construído em 1893 para levar materiais
para a construção da adutora que traria água do reservatório da Cantareira.
No ano seguinte ele já estava funcionando em toda a extensão, da estação
do Pari, na SPR, à Cantareira, pouco além do atual bairro do Tremembé.
Em 23/09/1895, foram instituídas viagens de recreio para a população
nos domingos e feriados e o transporte, poucos anos depois, tornou-se
diário. Como a estação inicial de embarque para o público, na rua
João Teodoro, era considerada longe do centro, prolongou-se em 1907
os trilhos até o atual Parque Dom Pedro II. Em 1908 iniciou-se a construção
do ramal para Guarulhos. Já em 1920, a Cantareira era deficitária
e o Governo tentou vendê-la à iniciativa particular, mas não houve
interessados. O trem era entretanto o único meio de transporte até
os bairros mais afastados e não era possível extingüi-lo. Em 1941,
foi incorporado à E. F. Sorocabana, mas a situação não se alterou
muito. A bitola estreita (60 cm) somente foi substituída pela métrica
em 1947 no trecho mais longo (Tamanduateí-Guarulhos) e em 1959 no
trecho original, enquanto a projetada eletrificação nunca veio. Em
1964, foi extinto o trecho original e em 31/05/1965, o trecho que
sobrou, Areal-Guarulhos, foi suprimido de vez. No lugar do trecho
entre a Luz e Santana existe hoje a linha do metrô, que também segue
depois disso, até o Tucuruvi, o trecho aproximado do antigo ramal
de Guarulhos. |
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A ESTAÇÃO: A Parada
Zero, inicialmente, foi o ponto de partida do Tramway da Cantareira.
Em 1904, o trem passou a sair da Estação do Mercado,
localizada ao lado do Mercado Municipal na Varzea do Carmo (hoje Parque
Dom Pedro II) e que funcionou ali até 1918, transferindo-se
então a nova estação inicial (Tamanduatehy)
para a rua João Teodoro.
A Parada Zero ainda continuou a existir como parada (no km
2) até ser aberta esta última
estação. Nessa altura, a paradinha, um barracão
de madeira, já era apenas um posto de fiscalização,
com pessoal técnico, à beira do leito da rua da Cantareira,
por onde a ferrovia passava e ainda passou provavelmente pelo menos até 1927.
1912
AO LADO: Em
1912, a Parada Zero era um barraco de madeira (Correio Paulistano,
29/7/1912).
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1920
AO LADO: Indicação
que a Parada Zero ainda funcionava em 1920 (O Estado de S.
Paulo, 1/4/1920).
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1920
AO LADO: Caiu na linha na Parada Zero (O Estado de S.
Paulo, 03/06/1920). |
(Fontes: Wanderley Duck; Correio Paulistano,
1912; Carlos Cornejo e E. Gerodetti: Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Atualização:
27.09.2021
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