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Pasto Velho
Paranhos
Alfredo Guedes
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ramal de Bauru-1935
IGGSP-1928
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1999
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Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1898-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PARANHOS
(antiga GRAMMA)
Município de Areiópolis, SP |
Ramal de Bauru - km 354,567 (1934) |
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SP-2653 |
Altitude: 569 m |
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Inauguração: 07.09.1898 |
Uso atual: moradia (2006) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Bauru teve origem na linha da Cia. Ituana (ramal de São Manuel) que
saía de Porto Martins, no rio Tietê, que recebia os barcos da navegaçõ
fluvial da ferrovia, e chegava até São Manuel, em 1888. Quando a Ituana
foi fundida com a Sorocabana para formar a CUSY, esta alterou radicalmente
o ramal de São Manuel, usando parte dela para fazer uma linha que
ligava a estação de Capão Bonito (mais tarde Rubião Júnior), logo
após Botucatu, visando chegar à nascente e próspera cidade de Bauru.
Outra parte se tornou o curto ramal de Porto Martins-Araquá. A linha
chegou a Bauru em 1905. O agora ramal de Bauru sobreviveu até hoje,
com algumas retificações feitas nos anos 60, unindo as linhas da Paulista,
da Noroeste e a linha-tronco da Sorocabana. Em 1976, o trem de passageiros
foi suprimido na linha, mas os trens de carga mantém-na ativa até
hoje. |
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ANO |
Total de passageiros embarcados |
1906 |
4.532 |
1917 |
6.871 |
1918 |
5.854 |
1922 |
8.121 |
1934 |
8.128 |
1942 |
8.791 |
1943 |
11.558 |
1944 |
14.813 |
1945 |
14.570 |
1951 |
26.819 |
A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1898, juntamente com o trecho até Lençóis,
com o nome de Gramma, que perdurou até o ano de 1910,
quando tomou o nome de Paranhos.
Já em 1986, segundo o Relatório de Instalações
Fixas da Fepasa, estava completamente abandonada, sem portas,
janelas ou telhas.
Em 2006, a estação estava ocupada por moradores, que
a "reformaram" e descaracterizaram. A estrutura de metal
da cobertura da plataforma, que existia em 1986, já não
estava mais lá. A vila tinha poucas casas e três ou quatro
ruas, com algumas casas bem antigas, algumas abandonadas e deterioradas.
Os desvios haviam sido todos retirados.
Paranhos fica hoje a cerca de sete quilômetros da cidade
de Areiópolis, município criado recentemente,
desligando-se de São Manuel, sendo alcançada,
por carro, seguindo pelo meio do canavial da Usina São José,
de Lençóis.
"Meu pai era telegrafista da Estrada de Ferro Sorocabana,
seu primeiro e único trabalho até a aposentadoria; passamos
por várias cidades: lembro-me que meu pai começou a
trabalhar em Borebi (no ramal nascido na estação de
Virgílio Rocha), depois em Virgílio Rocha, Serra D'água
(nas proximidades de Botucatu), Batista Botelho, Igualdade e Paranhos.
Fomos para esta última em 1956 e ficamos até 1970: Paranhos
era uma maravilha, passei minha infância naquele lugar, conheço
muitas estórias sobre o local, mas tem uma pessoa que nasceu
e nora lá até hoje, seu nome é Ricieiri Mantovanni,
que conta hoje com 90 anos. Dias atrás passei por lá,
para dar-lhe um abraço e recordarmos os velhos tempos, em que
Paranhos era movimentadíssimo, com todo o lazer que as cidades
grandes não conseguem oferecer" (Newton de Campos,
02/2002).
Segundo Ricardo Lima, que costumava passar suas férias
por lá, "no armazém que existe em frente à
estação (há uma foto dele abaixo) se encontram
duas máquinas de beneficiamento de arroz bem antigas, uma delas
acredito que ainda esteja em funcionamento até hoje. Aliás,
eu mesmo comi muito arroz beneficiado naquelas máquinas. Apesar
do barulho, era fascinante ver a máquina em funcionamento".
Ricardo confirma também que, em 1992, a estação
ainda mantinha funcionários para manobra dos cargueiros que
ali paravam.
(Veja sobre a Fazenda
Pasto Velho, próxima a Paranhos)
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1898
AO LADO: A inauguração da estação foi em setembro - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEIRO. (O Estado de S. Paulo, 8/9/1898).
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OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO E SEU
PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS: 1934
- Abertura de poço para abastecimento de água
Às casas dos empregados da estação
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação entre 1898 e 1976. Ao lado,
um destes trens está parado na plataforma da estação
de Agudos, em 1927. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Adriano
Martins; Ricardo Lima; Newton de Campos; FEPASA: Relatório
de instalações fixas, 1986; E. F. Sorocabana: relatórios
oficiais, 1875-1969; IGGSP, 1928; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Paranhos em 1986. Relatório
Fepasa, 1986 |
A estação em 1992. Foto Ricardo Lima |
A estação em 1992. Foto Ricardo Lima |
Desvios no pátio da estação, em 1992. Foto
Ricardo Lima
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A estação em 09/10/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Armazém defronte à estação, onde
se beneficiava arroz, em 09/10/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 09/10/1999. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 2006. Foto Adriano Martins |
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Atualização:
13.12.2019
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