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Java
Pedra Branca
Ponte Alta
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Ramal de Rib. Bonito-1950
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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C. E. F. do Dourado
(1924-1949)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1949-1969) |
PEDRA
BRANCA
Município de Boa Esperança do
Sul, SP |
Tronco CEFD - km 52,917 (1929)
Ramal de Ribeirão Bonito - km 79,482 |
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SP-0232 |
Altitude: 588,000 m |
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Inauguração: 20.10.1924 |
Uso atual: moradia (2004) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1924 |
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HISTORICO DA LINHA: Em
maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito pela Cia. Paulista,
saindo da estação de São Carlos, no tronco, e com ponto terminal em
Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900, a Cia. E. F. do Dourado
(Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão Bonito a Dourado, com
bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense atingiu Ibitinga
e mesmo ano sofreu modificações, aumentando-se a bitola
para métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando
a estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939
a Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949,
a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao
ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte
diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi
suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito
foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pedra Branca foi inaugurada pela E. F. Dourado em 1924 (*R-CEFD).
“Em 20 de outubro de 1924, foi aberta ao trafego de passageiros
e mercadorias a estação de Pedra Branca, situada entre as estações
de Java e Ponte Alta, no kil. 40. Esse edificio que augmenta o número
dos que temos, deve-se à iniciativa do Snr. Reginaldo Filpi e outras
pessoas da localidade, que promoveram a construção à sua custa e fizeram
doação por escritura pública à Companhia” (do relatório
no. 9 da CD, 1925).
Em 1932, o pátio da estação foi fechado com cerca
de trilhos.
Em 1949 passou a integrar a rede da Cia. Paulista.
No início de 1969, o então ramal de Ribeirão Bonito foi extinto
e a estação, desativada.
Em 2004 servia de residência para algumas
famílias, assim como as outras casas da antiga vila ferroviária. A
placa na plataforma, com o nome da antiga estação, insistia em permanecer
ali. Ela estava situada às margens da estrada de asfalto que liga Boa
Esperança do Sul a Gavião Peixoto, e era um bairro de no
máximo umas vinte casinhas, que pouco deve ter mudado desde o fim
do trem.
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1924
AO LADO: Autorização para abrir a estação
(O Estado de S. Paulo, 11/10/1924).
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ACIMA: A estação de Pedra Branca
vista do alto, em 1939. A estação era a maior construção
da vila - talvez ainda seja hoje. Os trilhos passavam pela estação
como uma grande reta que pode ser vista de um canto ao outro da fotografia.
A vila não cresceu muito desde então, mas nessa época
o trem era a melhor forma de lá se chegar (Acervo do Instituto
Geográfico e Geológico de São Paulo).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Irani Seisdedos; Alberto Del Bianco; O Estado de S. Paulo, 1924; Cia.
Paulista: relatórios anuais, 1949-69; Cia. E. F. do Dourado:
Relatórios anuais, 1900-48; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Brincando na plataforma da estação de Pedra Branca,
em 1949. Foto enviada por Irani Seisdedos |
A placa de Pedra Branca em 14/09/2000. Ao fundo, casas da antiga
vila ferroviária. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Antiga estação de Pedra Branca em 14/09/2000.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
Antiga estação de Pedra Branca em 14/09/2000.
Foto Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
29.03.2019
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