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E. F. Minas-Rio
(1884-c. 1920)
E. F. Sul de Minas (c. 1920-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1998)
ABPF (1998-2001) |
PEREQUÊ
Município de Cruzeiro, SP |
Linha Cruzeiro-Juréia -
km 15,409(1960) |
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SP-2688 |
Altitude: 811 m |
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Inauguração: 14.06.1884 |
Uso atual: em ruínas (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Cruzeiro-Tuiuti (depois Juréia) era originalmente parte
da E.F. Muzambinho, que iniciou as ativdades em 1887, entre Três
Corações e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio,
que operava o trecho Cruzeiro-Três Corações desde
1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho. Em 1910, esta foi uma
das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por sua vez formou a Rede
Mineira de Viação, em 1931. Em 1965 esta formou a Viação
Férrea Centro Oeste e foi finalmente transformada em divisão
da Refesa em 1971. Na linha que unia a estação de Cruzeiro,
no ramal de São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do
ramal de Juréia, da Mogiana, o trecho final entre esta estação
e Varginha já não tem mais seus trilhos. E o resto,
com exceção de pequenos trechos operados pela ABPF,
está tudo abandonado (2002). Os trens de passageiros foram
suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia, em 1978 entre Varginha
e Tres Corações e em 1991 de Cruzeiro a Tres Corações.
De 1997 ao fim de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a
vapor entre Cruzeiro e Passa-Quatro. Também há tráfego
operado pela ABPF entre Soledade de Minas e São Lourenço
(2002). |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Perequê foi inaugurada juntamente com a linha até
Três Corações em 1884.
Cem anos mais tarde, era apenas uma curiosidade para quem andava no
trem turístico de Cruzeiro, que rodou entre 1998 e 2001,
pois nesse tempo já estava em ruínas.
Em 2007, já havia sido demolida. Com o abandono da linha depois
da suspensão do trem da ABPF em 2001, o mato tomou conta
da linha e a degradação, infelizmente, também,
o que fez com que a estação tenha sido demolida de vez
- provavelmente por roubo de materiais, como sói acontecer
nesses casos.
Ainda havia restos das suas paredes em 2014.
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1891
AO LADO: Acidente próximo à estação de Perequê
(O Estado de S. Paulo, 1/11/1891). |
ACIMA:
O trem da RMV para Caxambu passa pelo túnel no quilômetro
13 em 1963. Uma bela e rara fotografia (Foto Lenine Matheos Barros,
em 7/11/1963).
ACIMA: A estação em 1976 (Foto
José Olavo Silva Pinto).
(Fontes: José Olavo Silva Pinto;
Lenine M. Barros; Bruno Sanches; José Agenor; Carlos R. Almeida;
Ronald Colombini; ABPF; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960) |
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A estação em 1976. Foto José Olavo Silva
Pinto |
A estação, ainda funcionando e bem conservada,
em 1973. O trem parado em frente a ela era o da linha Cruzeiro-Varginha,
ainda ativa na época. Foto José Agenor |
A estação abandonada em 11/06/2000. Foto Carlos
R. Almeida |
A estação abandonada em 11/06/2000. Foto Carlos
R. Almeida |
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Atualização:
27.08.2020
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