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E. F. Minas-Rio
(1902-1910)
E. F. Sul de Minas (c. 1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1998)
ABPF (1998-2001) |
RUFINO
DE ALMEIDA
Município de Cruzeiro, SP |
Linha Cruzeiro-Juréia -
km 6,008 (1960) |
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SP-1723 |
Altitude: 553 m |
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Inauguração: 01.01.1902 |
Uso atual: restaurada. moradia? (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Cruzeiro-Tuiuti (depois Juréia) era originalmente parte
da E.F. Muzambinho, que iniciou as ativdades em 1887, entre Três
Corações e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio,
que operava o trecho Cruzeiro-Três Corações desde
1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho. Em 1910, esta foi uma
das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por sua vez formou a Rede
Mineira de Viação, em 1931. Em 1965 esta formou a Viação
Férrea Centro Oeste e foi finalmente transformada em divisão
da Refesa em 1971. Na linha que unia a estação de Cruzeiro,
no ramal de São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do
ramal de Juréia, da Mogiana, o trecho final entre esta estação
e Varginha já não tem mais seus trilhos. E o resto,
com exceção de pequenos trechos operados pela ABPF,
está tudo abandonado (2002). Os trens de passageiros foram
suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia, em 1978 entre Varginha
e Tres Corações e em 1991 de Cruzeiro a Tres Corações.
De 1997 ao fim de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a
vapor entre Cruzeiro e Passa-Quatro. Também há tráfego
operado pela ABPF entre Soledade de Minas e São Lourenço
(2002). |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Rufino de Almeida foi inaugurada em 1902.
Segundo Marco Giffoni, essa estação era o ponto final dos trens
especiais de gado, que, para evitar o tumulto na estação de Cruzeiro,
eram desembarcados ali e seguiam para o matadouro da cidade pela estrada
de rodagem.
A estação fechou oficialmente em 1991
e em 1993 passou por ali o último trem da RFFSA, um trem de
excursão de "oba-oba". A partir de 1994 até
2000 ficou sob responsabilidade da ABPF, cujo pessoal de Cruzeiro
instalou banheiros na mesma e arrumou um sistema para abastecer seu
trem com água.
Serviu até dezembro de 2001 como parada para o trem turístico
da ABPF (Cruzeiro-divisa de Minas).
Com o abandono da linha pela ABPF por falta de recursos, o abandono
do prédio se acentuou. Em 2010, a Prefeitura de Cruzeiro restaurou
a estação. Em 2014, externamente, ainda estava em boa
situação. Talvez alguém estivesse morando ali.
ACIMA: Passeio no trem turístico em 2000 (Foto Carlos R. Almeida).
ACIMA: (esquerda) A estação de Rufino de Almeida,
perdida no nada, entre os morros e ainda com seus desvios. (direita).
O túnel, junto a ela. (Fotos Sérgio Moura, 20 de setembro
de
2008).
(Fontes: Louis M. Horta; Kelso Medici; Bruno
Sanches; Carlos R. Almeida; Adriano Martins; Marco Giffoni; Sergio
Moura; ABPF - Associação Brasileira de Preservação
Ferroviária; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1996. Foto Kelso Medici |
A estação em 11/06/2000. Foto Carlos R. Almeida |
A estação em 11/06/2000. Foto Carlos R. Almeida |
A estação em 11/06/2000. Foto Carlos R. Almeida |
A estação de Rufino de Almeida em 09/10/2005.
Foto Adriano Martins |
Estação sendo restaurada, em agosto de 2010. Foto
Marco Giffoni |
A estação pronta em setembro de 2010. Foto Louis
M. Horta |
A estação em 29/8/2015. Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
01.04.2020
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