|
|
E. F. Campos de
Jordão (1922-) |
PINDAMONHANGABA-EFCJ
Município de Pindamonhangaba, SP |
Linha-tronco - km 0 |
|
SP-1691 |
Altitude: 554 m |
|
Inauguração: 04.05.1922 |
Uso atual: estação ferroviária
(2017) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Campos do Jordão foi aberta a partir da estação
ferroviária de Pindamonhangaba, na E. F. Central do Brasil,
pelos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho
em 1914, para o transporte de doentes respiratórios para o
hospital na então vila de Campos do Jordão. Um ano depois
a ferrovia, com problemas financeiros, foi encampada pelo Governo
do Estado. Os primeiros trens eram a vapor, substituídos por
trens a gasolina em 1916 e pelos elétricos em 1924. A partir
dos anos 1980 passou a ser uma ferrovia apenas de turismo, sendo que
o trecho da baixada, até Piracuama, continuou a atender até
hoje trens de subúrbio da cidade de Pindamonhangaba. No trecho
da ferrovia que fica na área urbana de Campos do Jordão,
bondes elétricos fazem também o percurso. |
|
A ESTAÇÃO: O prédio
existe desde os primórdios da ferrovia, provavelmente até
já nos anos 1910, mas passou a servir de estação
de partida para o trem da EFCJ - não os de subúrbios
- somente a partir de 1971, quando deixaram de ser feitos os transbordos
na estação de Pindamonhangaba da Central, esta
situada a alguns metros apenas.
A parte referente ao embarque da EFCJ teria sido inaugurada em 04/04/1922.
A estação também se chama Pindamonhangaba
- mas ao contrário da estação da antigo Central,
ali bem próxima, está ativa, embarcando e desembarcando
passageiros, além de continuar sendo a sede administrativa
da ferrovia.
Logo após, no sentido dos trilhos para Piracuama, está,
do outro lado da rua, uma terceira estação, com o mesmo
nome, mas que atende ao embarque dos trens de subúrbio da cidade
e que correm dali para Piracuama todos os dias.
ACIMA: Um dos carros elétricos em 1924 (A Vida Moderna, edição 488, de 1924). |
|
|
|
A estação em 1924, A Vida Moderna, edição 488, de 1924 |
A primeira loco elétrica, em 1924, ao lado do prédio
que muitos anos mais tarde se tornou a estação
inicial da ferrovia. Foto extraída do site de Kelso Medici
sobre a EFCJ |
A estação em 2002. Foto Ricardo Koracsony |
A estação em 2002. Foto Ricardo Koracsony |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
15.06.2020
|
|