A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Pindamonhangaba-EFCB
Pindamonhangaba-EFCJ
Pindamonhangaba-sub
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2012
...
 
E. F. Campos de Jordão (1922-)
PINDAMONHANGABA-EFCJ
Município de Pindamonhangaba, SP
Linha-tronco - km 0   SP-1691
Altitude: 554 m   Inauguração: 04.05.1922
Uso atual: estação ferroviária (2017)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Campos do Jordão foi aberta a partir da estação ferroviária de Pindamonhangaba, na E. F. Central do Brasil, pelos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho em 1914, para o transporte de doentes respiratórios para o hospital na então vila de Campos do Jordão. Um ano depois a ferrovia, com problemas financeiros, foi encampada pelo Governo do Estado. Os primeiros trens eram a vapor, substituídos por trens a gasolina em 1916 e pelos elétricos em 1924. A partir dos anos 1980 passou a ser uma ferrovia apenas de turismo, sendo que o trecho da baixada, até Piracuama, continuou a atender até hoje trens de subúrbio da cidade de Pindamonhangaba. No trecho da ferrovia que fica na área urbana de Campos do Jordão, bondes elétricos fazem também o percurso.
 
A ESTAÇÃO: O prédio existe desde os primórdios da ferrovia, provavelmente até já nos anos 1910, mas passou a servir de estação de partida para o trem da EFCJ - não os de subúrbios - somente a partir de 1971, quando deixaram de ser feitos os transbordos na estação de Pindamonhangaba da Central, esta situada a alguns metros apenas.

A parte referente ao embarque da EFCJ teria sido inaugurada em 04/04/1922.

A estação também se chama Pindamonhangaba - mas ao contrário da estação da antigo Central, ali bem próxima, está ativa, embarcando e desembarcando passageiros, além de continuar sendo a sede administrativa da ferrovia.

Logo após, no sentido dos trilhos para Piracuama, está, do outro lado da rua, uma terceira estação, com o mesmo nome, mas que atende ao embarque dos trens de subúrbio da cidade e que correm dali para Piracuama todos os dias.


ACIMA: Um dos carros elétricos em 1924 (A Vida Moderna, edição 488, de 1924).
     

A estação em 1924, A Vida Moderna, edição 488, de 1924

A primeira loco elétrica, em 1924, ao lado do prédio que muitos anos mais tarde se tornou a estação inicial da ferrovia. Foto extraída do site de Kelso Medici sobre a EFCJ

A estação em 2002. Foto Ricardo Koracsony

A estação em 2002. Foto Ricardo Koracsony
   
     
Atualização: 15.06.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.