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VXY Mogiana em MG
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Inspetor Perine
Pirapozinho
Tarabaí
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ramal de Dourados-1970
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sorocabana (1958-1971)
FEPASA (1971-c.1988)
PIRAPOZINHO
Município de Pirapozinho, SP
Ramal de Dourados - km 747,685   SP-2663
Altitude: 457 m   Inauguração: 29.06.1958
Uso atual: centro de eventos   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1958
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Dourados foi projetado em 1953 para chegar a Dourados e Ponta Porã, no hoje Mato Grosso do Sul, e aproveitar o potencial madeireiro da região ainda desabitada, para seu transporte mais fácil para os grandes centros. Somente em 1958 a linha foi aberta em seu primeiro trecho até Engenheiro Murgel. Em 1960 chegou a Teodoro Sampaio, para somente em 1965 atingir o que viria a ser seu ponto final, Euclides da Cunha, ainda no Estado de São Paulo. Os trens de passageiros trafegaram até outubro de 1978, quando foram suprimidos. Os cargueiros, depois de dois anos de interrupção voltaram a trafegar em 1980, mas em 1986 a linha para além de Pirapozinho já estava completamente desativado. Em 1988 todo o ramal estava desativado e em 1998 os trilhos foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pirapozinho foi aberta em 1958, em ponto distinto do inicialmente previsto. Segundo o relato de Lúcio Adorno (UNESP, 1988), "o primeiro trecho da estrada de ferro que liga Pres. Prudente a Pirapozinho, concluído nos fins de 1957, já se formou em meio a protestos na cidade de Pirapozinho, em função da mudança do local da estação ferroviária, antes locada na parte leste da cidade por um engenheiro que levou em conta a topografia da área propícia para tal, e ainda por ser uma zona industrial da cidade. Entretanto, este foi afastado do cargo, e empossados outros engenheiros que resolveram situar a estação a oeste num terreno acidentado, vizinho a um loteamento". Em 1988, era considerada nesse estudo como "a única que está em

ACIMA: O primeiro trem da Sorocabana a chegar em Pirapozinho, em 1958 (Acervo José Carlos Cardoso).
condições de operação no ramal, mantendo as casas dos ferroviários e a estação de madeira em bom estado de conservação
". "Eu gosto muito de ferrovias e a nostalgia que a mesma reflete. Traz-me lembranças do tempo de criança, quando eu viajava com os meus pais entre São Paulo e Presidente Prudente, e depois íamos para Pirapozinho pelo ramal de Dourados, pela Sorocabana. Aliás, quando nós morávamos em Pirapózinho, o ramal de Dourados foi aberto, e foi nesta ocasião em que notamos a alegria que foi a chegada do primeiro trem na cidade, com a "Maria Fumaça" alegrando ainda mais com o seu apito característico." (Ailton Luiz Gouvea, Osasco, SP, 02/2005) Em 1997 estava sendo usada para eventos.
(Fontes: Coaraci Camargo; Ailton Luiz Gouvea; José Carlos Cardoso; Lúcio Adorno: O Ramal de Dourados, UNESP, 1988; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Pirapozinho, em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

A estação, em 1988. Foto do relatório de Lúcio Adorno, O Ramal de Dourados, UNESP

Em 1997, a estação, reformada mas já sem trilhos, é utilizada para eventos da Prefeitura da cidade. Foto Coaraci Camargo

Em 1997, a estação, reformada mas já sem trilhos, é utilizada para eventos da Prefeitura da cidade. Foto Coaraci Camargo

Em 1997, a estação, reformada mas já sem trilhos, é utilizada para eventos da Prefeitura da cidade. Foto Coaraci Camargo

A estação em julho de 2005. Foto José Carlos Cardoso

Ao lado, a plataforma da estação em julho de 2005, tendo à sua frente, do outro lado da rua, a antiga casa do chefe da estação. Foto José Carlos Cardoso

A placa na plataforma da antiga estação em julho de 2005. Foto José Carlos Cardoso
 
     
Atualização: 31.05.2014
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.