|
|
...
Pirapozinho
Tarabaí
Dumontina
...
ramal de Dourados-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Sorocabana
(1958-1971)
FEPASA (1971-c.1988) |
TARABAÍ
Município de Tarabaí, SP |
Ramal de Dourados - km 755,166 (1986) |
|
SP-2911 |
Altitude: 428 m |
|
Inauguração: 29.09.1958 |
Uso atual: desconhecido (2016) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1958 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Dourados foi projetado em 1953 para chegar a Dourados e Ponta Porã,
no hoje Mato Grosso do Sul, e aproveitar o potencial madeireiro da
região ainda desabitada, para seu transporte mais fácil para os grandes
centros. Somente em 1958 a linha foi aberta em seu primeiro trecho
até Engenheiro Murgel. Em 1960 chegou a Teodoro Sampaio, para somente
em 1965 atingir o que viria a ser seu ponto final, Euclides da Cunha,
ainda no Estado de São Paulo. Os trens de passageiros trafegaram até
outubro de 1978, quando foram suprimidos. Os cargueiros, depois de
dois anos de interrupção voltaram a trafegar em 1980, mas em 1986
a linha para além de Pirapozinho já estava completamente desativado.
Em 1988 todo o ramal estava desativado, e em 1998 os trilhos foram
retirados. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Tarabaí era de madeira e foi aberta juntamente com
o primeiro trecho da ferrovia, em 1958. Seu nome, durante a construção,
era Nova America.
Ela foi fechada antes da desativação dos trens de passageiros,
no 2o semestre de 1973, deixando os produtores sem transporte para
suas cargas (OESP, 27/11/1973).
Em 1984, seis anos após o fim do trem de passageiros e já
sem trens de cargas, o jornal O Estado de S. Paulo descrevia
que "na estação de Tarabaí, aparecem
as marcas do abandono, com vidraças quebradas, destelhamento,
desmoronamento de paredes, piso, além do acúmulo de
entulhos nos portões malcheirosos".
Em 1986, estava sem parte das paredes, pisos e cobertura. Curiosamente,
em 1997, a plataforma estava ali, reformada, com a cobertura e ainda
com os trilhos... Hoje, realmente, sabe Deus como estará.
Em 2020, apenas um plataforma sobra de tudo o que um dia foi uma estação de trem. O local era chamado de Paradinha do Trem, no km 42 (quilometragem do ramal).
ACIMA: Foto aérea da cidade em 2016. O leito
da antiga linha do ramal pode ser visto (AUMENTE A FOTO CLICANDO SOBRE
ELA) vindo de nordeste, quase paralela à rodovia, depois entra
na cidade, que cruza de leste a oeste por uma rua de terra ao sul
e paralela à rua principal, para depois seguir na direção
sudeste, não pela estrada mas corcoveando ao norte dela, bem
próxima, Às vezes tocando nela (Google Maps, 2016).
ACIMA: Antiga plataforma da estação já demolida em 2020 (Foto Fernando Fabricio Gonçalves em 10 de abril de 2020).
(Fontes: Alexandre Scatolon; Coaraci Camargo; O Estado de S. Paulo,
1973 e 1984; Google Maps; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1986; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1940-69;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, depredada, em 1986. Foto do relatório
da Fepasa desse ano |
A estação continuava abandonada, ao fundo, ai
lado de uma casinha menor. Foto de Coaraci Camargo em 23/10/1988 |
A estação continuava abandonada, ao fundo, ai
lado de uma casinha menor. Foto de Coaraci Camargo em 23/10/1988
|
Em 19/07/1997, a cobertura da plataforma ainda estava ali, reformada,
e ainda com trilhos... Foto Coaraci Camargo |
A cobertura da plataforma ainda ali em 2004. Foto Alexandre
Scatolon |
|
|
|
|
|
Atualização:
11.04.2020
|
|