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Passagem
Pitangueiras
Plínio Prado
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Tronco CP-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1998
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E. F. São
Paulo-Goiaz (c.1908-1927)
Cia. Paulista de Estradas de Ferro (1927-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PITANGUEIRAS
Município de Pitangueiras, SP |
Linha-tronco - km 363,425 (1958) |
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SP-1227 |
Altitude: 502,770 m |
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Inauguração: c.1908 |
Uso atual: abandonada (2020) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1929 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da Cia. Paulista foi aberta com seu primeiro trecho,
Jundiaí-Campinas, em 1872. A partir daí, foi prolongada até Rio Claro,
em 1876, e depois continuou com a aquisição da E. F. Rio-Clarense,
em 1892. Prosseguiu por sua linha, depois de expandi-la para bitola
larga, até São Carlos (1922) e Rincão (1928). Com a compra da seção
leste da São Paulo-Goiaz (1927), expandiu a bitola larga por suas
linhas, atravessando o rio Mogi-Guaçu até Passagem, e cruzando-o de
volta até Bebedouro (1929), chegando finalmente a Colômbia, no rio
Grande (1930), onde estacionou. Em 1971, a FEPASA passou a controlar
a linha. Trens de passageiros trafegaram pela linha até o final de
2000. |
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A ESTAÇÃO: Em 1906,
a Prefeitura do município de Pitangueiras expediu uma concessão
para que fosse construída uma pequena ferrovia que ligasse a sede
do município à estação de Pitangueiras da Paulista, que ficava
à margem direita do rio Mogi, dentro do município. Pelo que se pôde
concluir, com a construção da linha, e a abertura de uma estação na
sede, a estação da Paulista passou a se chamar Passagem, e
a linha marcou também a abertura da estação de Pitangueiras,
isto por volta de 1908.
Em 1912, a E. F. São Paulo-Goiaz iniciou suas atividades e
encampou a antiga ferrovia em sua linha, que começava em Passagem,
na Paulista, e seguia até Viradouro, depois de passar por Ibitiúva.
Em 1916, esse trecho foi unido, entre Ibitiúva e Bebedouro,
até a outra linha da mesma empresa.
Em 11/01/1927, o trecho da SPG entre Passagem e Bebedouro
foi vendido à Companhia Paulista, que, quase que imediatamente, retificou-o
e alargou sua bitola, transformando-a então em parte da sua nova linha-tronco.
Essa data é a que a Paulista coloca em seus relatórios como sendo
a da inauguração da estação, o que não é correto. A estação foi, então,
reconstruída em 1929.
Embarcou e desembarcou passageiros até março de 1998, quando o serviço
de trens de passageiros, naquele trecho entre Araraquara e
Barretos, acabou.
Esteve completamente abandonada no centro da cidade, mas em 2 de julho
de 2004 a estação foi entregue restaurada pela Prefeitura.
Em 2015, o uso era o mesmo, mas já dava sinais de deterioração.
Em 2017, havia a suspeita de que a estação pudesse desabar,
embora continuasse sendo utilizada. Em 2020, estava abandonada.
ACIMA: Parte do pátio da estação
de Pitangueiras, sem data (Foto Klaus Mahrenholz).
ACIMA: Trem de passageiros na plataforma
da estação de Pitangueiras, provavelmente nos anos 1950 (Acervo Marcello Talamo).
ACIMA: O armazém do pátio
de Pitangueiras continua em mau estado em 2009 (Foto Antonio Carlos
Britto, 1/2/2009).
ACIMA: Estado geral da estação de Pitangueiras, abandonada em março de 2020 (Fotos Miguel Saad).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1903 a 1998.
No trecho Araraquara-Barretos, a via era servida somente a diesel
ou vapor. Havia troca de locomotivas em Araraquara. Ao lado,
o trem na estação de Pitangueiras, possivelmente
anos 1950. Veja aqui horários
em maio de 1968 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Miguel Saad; Klaus Mahrenholz; Silvio Rizzo; Antonio Alberto
Ravagnani; Hermes Y. Hinuy; O. Pomini; Antonio C. Britto; Acervo Marcello
Talamo; Prefeitura Municipal de Pitangueiras, 2004; Cia. Paulista:
relatórios oficiais, 1925-69; C. E. F. S. Paulo-Goiaz: relatórios
anuais, 1914-27; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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1 (em pé: João Alves Aristeu; sentado junto à
janela: Wilson Ravagnani; com uniforme: Sebastião Rodrigues) |
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As fotos de 1 a 4 são do acervo de Antonio Alberto
Ravagnani e mostram a estação de Pitangueiras
em 1975. Seu pai, Wilson Ravagnani... |
...aparece em duas das fotos e era o chefe da estação.
A casa qua aparece ao fundo nas fotos 2 e 4 abrigavam até
1927 a administração da E. F. São Paulo-Goiaz,
dona da ferrovia até esse ano. |
A estação em 17/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 17/11/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 30/04/2003 . Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação depois da reforma, em 07/2004. Foto
enviada pela Prefeitura Municipal de Pitangueiras |
A estação depois da reforma, em 07/2004. Foto
enviada pela Prefeitura Municipal de Pitangueiras |
A estação depois da reforma, em 07/2004. Foto
enviada pela Prefeitura Municipal de Pitangueiras |
A estação de Pitangueiras, em 02/2005. Foto O.
Pomini |
A estação em 1/2/2009. Foto Antonio C. Britto |
A estação em 21/10/2015. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
22.01.2023
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