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Oriente
Pompéia
Paulópolis
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Tronco oeste CP - 1970
IBGE-1973 - ced. Elly Jr.
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1977
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1935-1971)
FEPASA (1971-1998) |
POMPÉIA
Municípios de Marília (1935-1938);
Pompéia (1938-), SP |
Tronco Oeste - km 497,122 |
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SP-2726 |
Altitude: 582,590 m |
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Inauguração: 15.02.1935 |
Uso atual: escritório de turma de via
(2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1935 |
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HISTORICO DA LINHA: O chamado
tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina até
o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação das
linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Pompéia foi aberta em 1935 e permaneceu como ponta de linha
até 1940, quando foi inaugurado o trecho seguinte, até Quintana.
A cidade, originalmente Otomânia, alterou seu nome em 1935
com a chegada da linha, para obedecer ao alfabeto da Paulista,
adotando o sobrenome de uma das famílias fundadoras.
A cidade tornou-se município em 1938.
Em 20 de janeiro de 1951, entre as estações
de Pompeia e de Paulopolis, houve um acidente de grandes
proporções com o trem de passageiros de prefixo PJ-1
da Companhia Paulista, procedente de São Paulo. Veja
detalhes na foto acima e também aqui: página
1 - página 2 (Folha
da Manhã, 21/1/1951).
Em 2002 a estação, desativada em 1998, ainda servia de base
para a turma de conserva da via. Lá existia uma plasser estacionada,
guardada entre quatro paredes improvisadas, e alguns vagões prancha carregados de dormentes (Hermes Hinuy em 12/2002).
Em 2006, a estação ainda em boas condições
mantinha um cartaz do antigo Trem Bandeirante, que por lá passava
até 1998.
"Sobre a estação de Pompéia, hoje parte dela
é usada como escritório da turma de via da ALL (que andou pintando
a parte dela e ainda vai pintar mais) e futuramente eles pretendem
usar um cômodo ao lado do escritório como pernoite dos maquinistas
(eles estão negociando). Já a outra parte se não me engano esta sendo
usada por uma igreja para varias atividades sociais, ainda vou confirmar.
O pátio é usado para cruzamento de trens (linha principal e 2) e para
pernoite de composições de manutenção (normalmente composta por três
vagões de lastro, uma ou duas plataformas e uma G12) e autos de linha
(linha 3). Futuramente eles pretendem restaurar a linha 3 que hoje
só é usada metade para deixar vagões carregados nela e depois vir
com o trem de Tupã (carregado) e engatar estes vagões no final. Uns
três anos atrás a RFFSA pôs a estação à venda por uns 60 mil reais,
mas ninguém comprou e o armazém foi vendido para um empresário da
cidade que hoje aluga para a Unipac (do grupo Jacto), lá são armazenados
engradados de polietileno" (Otávio Barros, 01/2008).
Apesar de o tráfego na linha após Bauru ser quase
nulo em 2014 (apenas trens de capina e autos de linha muito esporadicamente)
já havia vários anos a ALL ainda usava a estação
como casa de turma de via.
E o último cargueiro que passou
ali foi em 2008, ele havia saído do CEAGESP de Tupã,
segundo Mario Favaretto em 2014.
1929 - ACIMA: Menos de seis meses depois de o ramal de
Agudos atingir Marilia, a cidade cresceu tanto que era elevada a município,
exatamente no dia 4 de abril de 1929. Reparem que na linha de prolongamento
do ramal, ainda não construída então, o projeto
indicava que ela passaria pelas estações de nome Nipponia
(Padre Nobrega), Ormuz (Oriente) e Pompeia. Esta, na espera da linha
ainda, que ali somente chegaria em 1935, já havia se desenvolvido
estando já como distrito de paz do novo município de
Marilia (O Estado de S. Paulo,. 4/4/1929).
1933
AO LADO: Reclamações em Pompeia quanto ao atraso da obra de prolongamento da linha que vinha de Marilia (O
Estado de S. Paulo, 17/8/1933). |
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ACIMA:
A inauguração da estação de Pompéia,
em 1935.
1935 - ACIMA: O primeiro horario dos trens de e para Pompeia ( O Estado de S. Paulo, 10/2/1935).
1935
AO LADO: A inauguração da estação (O
Estado de S. Paulo, 16/2/1935). |
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ACIMA: A estação de Pompeia no dia de sua inauguração em 1935 (O Estado de S. Paulo, 20/2/1935).
ACIMA: A inauguração da estação de Pompeia em 1935 - CLIQUE SOBRE O TEXO PARA VÊ-LO INTEIRO (Correio de S. Paulo, 21/2/1935).
ACIMA: Dezesseis anos depois, em 1951, o desastre próximo
à estação, no desvio Clayton, com os carros ainda
em madeira. Mais detalhes no texto logo abaixo (Fotos Hissao Honda).
(Fontes: Raquel Teixeira Vianna; Mario Favaretto;
Hermes Y. Hinuy; Lawrence D. Gaultney; Otávio Barros; Rafael
Correa; Elly Jr.; Hissao Honda; Folha da Manhã, 1951; Cia.
Paulista: relatórios oficiais, 1923-69; IBGE, 1973; Mapas -
acervo R .M. Giesbrecht) |
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Estação de Pompéia, em 17/10/1992, ainda
embarcando passageiros. Foto Hermes Y. Hinuy |
Estação de Pompéia, julho de 2001. Foto
Lawrence D. Gaultney |
Estação de Pompéia, julho de 2001. Foto
Lawrence D. Gaultney |
Estação de Pompéia, julho de 2001. Foto
Lawrence D. Gaultney |
Estação de Pompéia, julho de 2001. Foto
Lawrence D. Gaultney |
Estação de Pompéia, julho de 2001. Foto
Lawrence D. Gaultney |
A estação em 17/12/2002. Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação em 01/2008. Foto Otávio Barros |
Armazem de Pompéia, ao lado da estação.
Foto Rafael Correa em 11/2008. |
Armazem de Pompéia, ao lado da estação.
Foto Rafael Correa em 11/2008. |
A estação de Pompeia em 10/2009. Foto Raquel Teixeira
Vianna |
A estação em 10/3/2014. Foto Mario Favaretto |
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Atualização:
26.08.2019
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