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Pompéia
Paulópolis
Quintana
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Tronco oeste CP - 1970
IBGE-1973
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1977
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1940-1971)
FEPASA (1971-1998) |
PAULÓPOLIS
Município de Pompéia, SP |
Ramal de Agudos original - km |
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SP-2672 |
Linha-tronco oeste - km 505,150 |
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Inauguração: 01.04.1940 |
Uso atual: creche (2009) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1940 |
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HISTORICO DA LINHA: O
chamado tronco oeste da Paulista, um enorme ramal que parte de Itirapina
até o rio Paraná, foi constituído em 1941 a partir da retificação
das linhas de três ramais já existentes: os ramais de Jaú (originalmente
construído pela Cia. Rio-clarense e depois por pouco tempo de propriedade
da Rio Claro Railway, comprada pela Paulista em 1892), de Agudos e
de Bauru. A partir desse ano, a linha, que chegava somente até Tupã,
foi prolongada progressivamente até Panorama, na beira do rio Paraná,
onde chegou em 1962. A substituição da bitola métrica pela larga também
foi feita progressivamente, bem como a eletrificação da linha, que
alcançou seu ponto máximo em 1952, em Cabrália Paulista. Em 1976,
já com a linha sob administração da FEPASA, o trecho entre Bauru e
Garça que passava pelo sul da serra das Esmeraldas, foi retificado,
suprimindo-se uma série de estações e deixando-se a eletrificação
até Bauru somente. Trens de passageiros, a partir de novembro de 1998
operados pela Ferroban, seguiram trafegando pela linha precariamente
até 15 de março de 2001, quando foram suprimidos. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Paulópolis foi aberta em 1940, usando a letra P, apesar
da estação anterior, Pompéia, já a ter utilizado.
Em 1986, a estação estava já abandonada e depredada.
Porém, foi reformada em seguida, infelizmente com a construção
de um muro ao longo da plataforma, como se pode ver na foto. "A
estação está descaracterizada. Todas as portas
e janelas foram lacradas com tijolos até ao teto e um muro
foi construído em toda sua extensão. As placas de denominação
da estação ainda estão por lá. Toda a
área em volta da estação foi cercada com alambrado.
No prédio da estação e no armazém ao lado,
existem faixas que dizem que os imóveis são de propriedade
da RFFSA. No prédio da estação existe uma placa
dos Correios e Telégrafos (não sei se funciona) e o
prédio também é utilizado pelo Governo SP para
o programa Viva Leite. O armazém é utilizado como creche.
Ao lado ainda existe uma casa de turma habitada" (Fabio
Vasconcelos, 07/09/2001).
Em 2009, lá havia uma creche instalada, depois de uma reforma
no prédio.
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AO LADO: Trem de
lastro chega a Paulopolis em 1939. A cidade já existia,
no aguardo da ferrovia, que teria a linha e a estação
inaugurados dezs meses depois, em 1940 (O Estado de S. Paulo,
23/6/1939).
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(Fontes: Rafael Correa; Hermes Y. Hinuy; Mário
Favaretto; Fabio Vasconcellos;O Estado de S. Paulo, 1939; Cia. Paulista:
relatórios anuais, 1920-69; FEPASA: Relatório de Instalações
Fixas, 1982; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Paulopolis em 1982. Foto FEPASA |
A estação em 17/10/1992. Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação em 30/08/2001. Foto Hermes Hinuy |
A estação em 07/09/2001. Foto Fabio Vasconcelos |
A fachada da estação em 07/09/2001. Foto Fabio
Vasconcelos |
A estação em 11/2008. Foto Rafael Correa |
Fachada já restaurada em 10/2009. Foto Mario Favareto |
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Atualização:
02.11.2017
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