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E. F. Sorocabana
(1961-1971)
FEPASA (1971-c.1988) |
PRESIDENTE
WASHINGTON
Município de Mirante do Paranapanema,
SP |
Ramal de Dourados-km 795,377 (1986) |
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SP-2740 |
Altitude: - |
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Inauguração: 15.02.1961 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1961 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Dourados foi projetado em 1953 para chegar a Dourados e Ponta Porã,
no hoje Mato Grosso do Sul, e aproveitar o potencial madeireiro da
região ainda desabitada, para seu transporte mais fácil para os grandes
centros. Somente em 1958 a linha foi aberta em seu primeiro trecho
até Engenheiro Murgel. Em 1960 chegou a Teodoro Sampaio, para somente
em 1965 atingir o que viria a ser seu ponto final, Euclides da Cunha,
ainda no Estado de São Paulo. Os trens de passageiros trafegaram até
outubro de 1978, quando foram suprimidos. Os cargueiros, depois de
dois anos de interrupção voltaram a trafegar em 1980, mas em 1986
a linha para além de Pirapozinho já estava completamente desativado.
Em 1988 todo o ramal estava desativado e em 1998 os trilhos foram
retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Presidente Washington era de madeira e foi aberta em 1961.
O projeto para esta estação era majestoso. Previa uma estação ampliada
no centro de um enorme loteamento que geraria uma verdadeira cidade.
Nada disto aconteceu. A estação continuou perdida no meio do nada,
com algumas casinhas em volta, segundo algumas testemunhas. Em 10
de junho de 1984, seis anos após o fim do trem
de passageiros e já sem trens de cargas,
o jornal O Estado de S. Paulo descrevia que "Em Presidente
Washington e Engenheiro Demerval Veras, os montes de tijolos, telhas,
vigas, pedaços de ferro e buracos onde antes
funcionavam as instalações
sanitárias, a impressão é que os prédios
sofreram um ataque". Em 1986, era somente uma plataforma
com uma cobertura. Em 2004, a longa plataforma, a mais longa da linha,
mostrava seu grande comprimento de 100 metros totalmente coberto de
mato. Era a plataforma mais longa do ramal. Como se vê, a cidade
não saiu, mas a plataforma...
(Fontes: Alexandre Scatolon; O Estado de S. Paulo,
1984; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas,
1986; Folha de S. Paulo, 26/10/1961; E. F. Sorocabana: relatórios
anuais, 1940-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Sobrou apenas uma cobertura na plataforma da antiga estação,
em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano |
O grandioso projeto para Presidente Washington, nos anos 1950.
Extraído do estudo da UNESP de 1988 |
A plataforma coberta de mato em 2004. Foto Alexandre Scatolon |
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Atualização:
29.07.2016
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