A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Mirante do Paranapanema
Presidente Washington
Eng. Demerval Veras
...

ramal de Dourados-1970
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
E. F. Sorocabana (1961-1971)
FEPASA (1971-c.1988)
PRESIDENTE WASHINGTON
Município de Mirante do Paranapanema, SP
Ramal de Dourados-km 795,377 (1986)   SP-2740
Altitude: -   Inauguração: 15.02.1961
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1961 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Dourados foi projetado em 1953 para chegar a Dourados e Ponta Porã, no hoje Mato Grosso do Sul, e aproveitar o potencial madeireiro da região ainda desabitada, para seu transporte mais fácil para os grandes centros. Somente em 1958 a linha foi aberta em seu primeiro trecho até Engenheiro Murgel. Em 1960 chegou a Teodoro Sampaio, para somente em 1965 atingir o que viria a ser seu ponto final, Euclides da Cunha, ainda no Estado de São Paulo. Os trens de passageiros trafegaram até outubro de 1978, quando foram suprimidos. Os cargueiros, depois de dois anos de interrupção voltaram a trafegar em 1980, mas em 1986 a linha para além de Pirapozinho já estava completamente desativado. Em 1988 todo o ramal estava desativado e em 1998 os trilhos foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Presidente Washington era de madeira e foi aberta em 1961. O projeto para esta estação era majestoso. Previa uma estação ampliada no centro de um enorme loteamento que geraria uma verdadeira cidade. Nada disto aconteceu. A estação continuou perdida no meio do nada, com algumas casinhas em volta, segundo algumas testemunhas. Em 10 de junho de 1984, seis anos após o fim do trem de passageiros e já sem trens de cargas, o jornal O Estado de S. Paulo descrevia que "Em Presidente Washington e Engenheiro Demerval Veras, os montes de tijolos, telhas, vigas, pedaços de ferro e buracos onde antes funcionavam as instalações sanitárias, a impressão é que os prédios sofreram um ataque". Em 1986, era somente uma plataforma com uma cobertura. Em 2004, a longa plataforma, a mais longa da linha, mostrava seu grande comprimento de 100 metros totalmente coberto de mato. Era a plataforma mais longa do ramal. Como se vê, a cidade não saiu, mas a plataforma...

(Fontes: Alexandre Scatolon; O Estado de S. Paulo, 1984; FEPASA: Relatório de Instalações Fixas, 1986; Folha de S. Paulo, 26/10/1961; E. F. Sorocabana: relatórios anuais, 1940-69; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Sobrou apenas uma cobertura na plataforma da antiga estação, em 1986. Foto do relatório da Fepasa desse ano

O grandioso projeto para Presidente Washington, nos anos 1950. Extraído do estudo da UNESP de 1988

A plataforma coberta de mato em 2004. Foto Alexandre Scatolon
     
     
Atualização: 29.07.2016
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.