A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Cinco Pontas
Boa Viagem
Prazeres
...
Saída para a ligação Sul: Ibura
...

Linha Sul (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Recife ao São Francisco (1858-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
BOA VIAGEM
Município de Recife, PE
Linha Sul - km 9 (1960)   PE-3299
Altitude: 7 m   Inauguração: 09.02.1858
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1974
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Boa Viagem foi inaugurada em 1858. "Na 1a secção, a qual se estende da cidade do Recife à vila do Cabo, tem-se feito o serviço com mais ou menos regularidade desde 10 de fevereiro do ano passado (1858), em que foi aberto ao trânsito público (...) Essa mesma parte da linha, porém, não se pode com rigor considerar terminada, pois que as estações são todas ainda provisórias, e por diversas razões nem princípio se deu às definitivas" (Do relatório do ministério do Império de 1859).

A construção da estação de Boa Viagem, entretanto, foi rápida: "Estão concluídos os edifícios das estações de Boa Viagem e do Cabo" (Do relatório do ministério do Império de 1860). Seria esta a segunda estação, depois da provisória. Seria este prédio o que sobreviveu até os anos 1980?

Sobre a estação, escreveu Jorge de Lima no seu livro Colunga, de 1943: "As estaçõezinhas vinham vindo ligeiras aos olhos de Lula. Afogados, Boa Viagem, Prazeres, paisagens diferentes, com mocambos nos mangues, habitações lacustres do começo da terra, caranguejos, praias, cajueiros, mangabeiras, cambuim, coco, a Igreja dos Guararapes do tempo dos holandeses".

Em 5/1/1974, "foi inaugurada a nova estação de Boa Viagem, localizada a 100 m da anterior. Vai proporcionar melhores condições de trafego de automóveis pela passagem de nível da rua Barão de Souza Leão (Diario de Pernambuco, 6/1/1974). Ela não durou muito, como se pode ler pelo que aconteceu no parágrafo abaixo.

"A estação de Boa Viagem ficava na altura do aeroporto de Recife, junto à avenida Barão de Souza Leão. Hoje, no local, está sendo construída (em 2003) a Estação Aeroporto do Metrorec. Lembro-me do dia, um sábado pela manhã, em que nós fomos autorizados a demolir a estação. Corri lá para pegar a placa da estação, que hoje está no Museu do Trem na Estação Central" (Da Great Western ao Metrô do Recife, de Eduardo Cortes e Cláudia Maria Rodrigues de Lima, 2005).

Quando teria acontecido isso? O livro não diz, mas deve ter sido em 1998, quando se começou a construção da linha Recife-Cabo do metrô, pelo leito da antiga linha da E. F. Recife ao São Francisco, de acordo com o mesmo livro citado.


ACIMA: Estação de Boa Viagem. provavelmente anos 1980 (Autor desconhecido).

ACIMA: Estação de Boa Viagem, provavelmente também anos 1980. Esta estação foi a segunda (a terceira é a que hoje existe e da qual não disponho de fotografia , já de arquitetura mais moderna do que a antiga para a atender a demanda do serviço de trens de subúrbio que existiam na época. Hoje essa estação já não existe mais , tendo substituída por uma estação maior e mais moderna construída para atender a linha sul do metrô do Recife que substituíu as antigas locomotivas a diesel pelos TUEs, mais modernos e de maior capacidade. Não sei dizer se esta estação de Boa Viagem ficava no mesmo local da antiga estação, pois na realidade aquela região recebeu duas estações grandes de metrô , a estação Aeroporto e a estação Tancredo Neves, e entre estas duas estações ainda se é possível observar, pra quem tem olho bom, as ruínas da primeira estação de Boa Viagem.(Texto da foto - Rodrigo Henrique, em 22/4/2021. Foto do acervo da CBTU).

(Fontes: Sindicato dos Metroviarios de Pernambuco; Eduardo Cortes e Cláudia Maria Rodrigues de Lima: Da Great Western ao Metrô do Recife, 2005; relatório do ministério do Império, 1860; Jorge de Lima: Colunga, 1943; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação de Boa Viagem, sem data. Acervo Sindicato dos Metroviarios de Pernambuco
   
     
Atualização: 24.07.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.