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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Mauá
Timbó-Açu
Escada
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Linha Sul (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Recife ao São Francisco (1860-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
TIMBÓ-AÇU
Município de Escada, PE
Linha Sul - km 52 (1960)   PE-3506
Altitude: 96 m   Inauguração: 30.11.1860
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Timbó-Açu (Timboassu) foi inaugurada em 1860.

"Foram marcadas, seguindo as exigencias e importância das localidades, três estações intermediárias, em distância de 4 1/2 milhas, e com a denominação de Ipojuca, Olinda e Timboassu, que se acham atualmente em construção" (Relatório apresentado à assembléia Legislativa Provincial de Pernambuco em 1o de abril de 1861).

A estação já foi demolida. A estação deu muito trabalho para encontrar. Pouco restou dela, devido ter sido demolida por estar no meio da plantação de cana de açúcar da antiga usina de mesmo nome. Só a encontrei com a ajuda de um trabalhador rural que me indicou os pés de bananeira que cresceram na base da estação.
Pena estar hoje nesta situação. Foi uma enorme dificuldade em achar o que restou, pois até a linha estava coberta pela vegetação (por Sydney Correa, em 11/2019).


ACIMA: O município de Escada, nos anos 1950. Nota-se algumas estações, inclusive a de Tibó-Açu, a leste da sede (na verdade, está localizada a usina), na linha Sul da RFN, que corre do leste para o sudoeste, passando pela sede do município. Vêem-se também diversas ferrovias particulares de usinas, algumas delas bem afastadas da rede da RFN (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume IV, 1958).

(Fontes: www.pousadapeter.com; Guias Levi, 1932-1982; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volumes IV, 1958; Relatorio apresentado à Assembleia Legislativa de Pernambuco, 1861.
     

A plataforma no meio do canavial em 11/2019. Foto Sydney Correa
   
     
Atualização: 12.11.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.