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Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1945-1975)
RFFSA (1975-1996) |
GENERAL
LÚCIO
Município de Araucária, PR |
Variante Pinhais-Eng. Bley - km 151,513
(2000) |
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PR-2446 |
Altitude: 865 m |
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Inauguração: 13.11.1945 |
Uso atual: fechada (2014) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1945 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho aberto
em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na metade
do caminho, a estação de Serrinha, na margem direita
do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que seguia
para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste.
Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado
na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito
na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha
mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante
ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações
da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras,
modificando totalmente o curso do ramal original. No início
dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha
em seu leito original. |
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de General Lúcio foi inaugurada
em 1945. Seu nome homenageava o General Emilio Lúcio Esteves.
Antes disso, havia ali um desvio, junto a uma parada de nome Itagassava,
que servia para carregamento de lenha que abastecia as locomotivas. Seu principal fornecedor e responsável pelo desvio era
o Sr. Manoel João Ferreira.
Na abertura da variante de 1977 (Curitiba-Engenheiro
Bley) ficou junto à linha e utilizada como pátio
de cruzamentos. Em 2009 a estação servia como moradia
e estava surpreendentemente bem conservada. A estação
ainda mantinha duas linhas de desvio (ver caixa abaixo). Em 2014, fotos mostram que a
boa conservação se mantém.
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AO
LADO: Esquema do pátio em 2000 - CLIQUE PARA VER TODO
O TRECHO (ALL: Circular de Instruções Especiais,
2000) |
ACIMA: A estação de General Lúcio
vista do trem especial Curitiba-Ponta Grossa em 21/11/2009. Na linha
1, o cargueiro da ALL aguarda para prosseguir viagem sentido Curitiba.(Foto Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: Em foto também tirada do trem, do pátio da estação
pode-se ver a várzea do rio Iguaçu quase encostando
na linha e na estação (que está à direita)
(Foto Ralph M. Giesbrecht).
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Alexandre
Fressato; Paulo Sérgio Zageski; RVPSC: Relatórios anuais,
1940-60; ALL: Circular de Instruções Especiais, 2000)
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No dia da inauguração da estação,
em 1945, com direito a militares e até o arcebispo de
Curitiba. Foto dos relatórios da RVPSC |
No dia da inauguração da estação,
em 1945, as casas da vila e ao fundo, a estação.
Foto dos relatórios da RVPSC |
Da mesma posição anterior, o mesmo local em 30/03/2003.
Foto Paulo Sergio Zageski |
A estação em 30/03/2003. Foto Paulo Sergio Zageski
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A estação em 30/03/2003. Foto Paulo Sergio Zageski
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Placa da estação em 30/03/2003. Note que a placa
difere da quilometragem atual. Foto Paulo Sergio Zageski |
O trem procedente de Engenheiro Bley passa pela estação
em 30/03/2003. Foto Paulo Sergio Zageski |
Dístico da estação, tendo abaixo o logotipo
da RVPSC, em 30/03/2003. Ao lado, outro aspecto da estação.
Fotos Paulo Sergio Zageski |
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A estação em 21/11/2009. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 2014. Foto Alexandre Fressato |
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Atualização:
14.04.2022
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