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E. F. Paraná
(1891-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1977) |
BALSA
NOVA
(antiga JOÃO EUGÊNIO)
Município de Balsa Nova, PR |
linha Curitiba-Ponta Grossa - km 168,941
(1936)
variante Curitiba-Engenheiro Bley - km 312,964 (1987) |
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PR-1539 |
Altitude: 865 m |
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Inauguração: 18.11.1891 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1891 (o primeiro) e 1987 (o segundo), ambos já demolidos |
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HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve
o seu primeiro trecho aberto em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894.
Mais ou menos na metade do caminho, a estação de Serrinha,
na margem direita do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio
Negro, que seguia para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia
para noroeste. Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações
no traçado na região de Serrinha, e o entroncamento
passou a ser feito na estação de Engenheiro Bley, próximo
a Serrinha mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969,
uma variante ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias
estações da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro
Bley tirou mais outras, modificando totalmente o curso do ramal original.
No início dos anos 1990, já não sobrava mais
nada da antiga linha em seu leito original. |
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Balsa Nova foi inaugurada como uma
estação de madeira, em 1891.
Em 1938, a cidade foi rebatizada como João Eugênio,
embora a estação ainda tenha mantido o nome de Balsa
Nova até 1945. Somente em maio de 1954 a estação
e a vila retomaram o nome original.
"Na Balsa Nova, pequenos vendilhões pregam o clássico 'ói os ovos'.
Pastéis, milho cozido e frutas da época do ano. Garotos labutando
pela vida, se fazem homens" (Carlos Klug, "Viajando de
Trem" - Correio dos Ferroviários, 01/1964).
A cidade, que se tornou município em 1961, é muito pequena
e os trilhos passam junto à praça central.
O prédio permaneceu até 1977, quando foi desativado,
devido à entrega da variante Pinhais-Engenheiro Bley.
A velha estação, fora dos trilhos pois a linha antiga
havia sido removida, poucos anos depois foi demolida. Segundo moradores,
ficava próxima à estação que foi construída
em seguida, em 1986, para atender ao trem turístico da RFFSA
que corria durante os fins de semana de Curitiba até
a Lapa. A desativação desse passeio, no início
dos anos 1990, fez com que a segunda estação, também
de madeira, fosse também abandonada e finalmente demolida por
volta de 1999. Segundo Ismael Grecinsky, essa segunda
estação teria sido a estação de Barigui,
desmontada e remontada em Balsa Nova.
Porém, uma foto do jornal O Estado do Paraná
de 1991 mostra uma estação que era bem diferente da
estação de Barigui, na verdade num estilo simples
mas mais moderno, embora, realmente, de madeira. Fica, portanto, a
dúvida. Hoje em seu lugar existe apenas um aterrado junto à
linha. Existe ainda uma casa, que era do guarda-chaves, construída
no lado oposto ao qual ficavam as estações anteriores,
e um armazém, hoje ambos devidamente abandonados. Alguns desvios
ainda existiam no local em 2002, quando lá estive.
"Como Balsa Nova ainda hoje é um cruzamento, a rede
construiu uma nova estação no local e o trem fazia uma
breve parada, mesmo que não houvesse um cruzamento com um cargueiro,
contando inclusive com um chefe de estação devidamente
caracterizado (coisas de estatal brasileira) que tocava o sino para
a partida do trem. Cheguei a presenciar a cena algumas vezes, quando
visitava uma tia que morava em Balsa Nova" (Paulo Radtke,
2016).
ACIMA: Pátio de Balsa Nova em abril de 2009.
Ao fundo, a casa do guarda-chaves, hoje em ruínas (em 2002
estava inteira). Para a esquerda, fora da foto, mais ou menos à
esquerda do fotógrafo, o armazém ainda inteiro - deve
estar sendo utilizado pela ALL. Para trás, saída para
Curitiba (Foto J. C. Kuester, 04/2009).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; J. C.
Kuester; Ismael Grecinsky; Roseane Franco; Paulo Radtke; O Estado
do Paraná, 1991; Carlos Klug: "Viajando de Trem"
- Correio dos Ferroviários, 01/1964; RVPSC: Horário
dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; RFFSA: Relação
de estações, 1987; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1958) |
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A estação em 1991. Foto do jornal O Estado
do Paraná, em 25/01/1991 |
Os trilhos e a igreja na praça... |
... junto de onde esteve por uns dez anos a estação
que atendia ao passeio Curitiba-Lapa nos anos 1980... |
...local de onde se via o viaduto e, ao fundo, à esquerda... |
... a casa do guarda-chaves, então abandonada... |
... como também o armazém a seu lado... |
...enquanto algumas vezes ainda param por ali alguns autos de
linha. |
Fotos tiradas em 07/08/2002 por Ralph M. Giesbrecht |
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Atualização:
06.01.2023
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