...
Passaúna
Guajuvira
General Lúcio
...

IBGE - 1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
...
 
E. F. Paraná (1891-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)

RFFSA (1975-1977)
GUAJUVIRA
Município de Araucária, PR
linha Curitiba-Ponta Grossa - km 152,371 (1935)   PR-0403
Altitude: 865,000 m   Inauguração: 18.11.1891
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1891 (já demolido)
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho aberto em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na metade do caminho, a estação de Serrinha, na margem direita do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que seguia para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste. Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras, modificando totalmente o curso do ramal original. No início dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha em seu leito original.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Guajuvira foi inaugurada em 1891.

Em 1912, a revista Brasil Ferrovias datada de novembro deste ano escrevia que "populares, reunidos na estação de Guajuvira, tentaram interceptar um trem". Não se sabe o motivo desta revolta nem seu resultado.

Distrito a partir de 1947, o local foi colonizado por poloneses e ucranianos e chegou a ter uma fábrica de palhões (embalagens de palha de centeio para garrafas). O movimento trouxe também para ali uma agência dos Correios, que hoje não mais existe.

A estação sobreviveu até o fim da linha original, substituída pela variante Pinhais-Engenheiro Bley em 1977. Logo a seguir foi demolida.

A linha nova cruza a vila, sede de um distrito do município de Araucária. O local onde ficava a estação e o seu pátio, do outro lado da linha em relação às ruínas da olaria da foto abaixo, era em 2002 um descampado. Um incêndio com explosão, causado pelo descarrilamento e tombamento de três vagões de combustível da RFFSA em 8 de dezembro de 1988, destruiu a olaria que era uma das poucas fontes de emprego no local.

Como em outros lugares, hoje "o trem passa direto". A menos de 200 metros dali, o rio Iguaçu.

1911
AO LADO:
Acidente próximo à estação em 1911 (O Estado de S. Paulo, 25/5/1911).

1923
AO LADO:
Problemas com carregamento de cargas na estação (O Estado de S. Paulo, 11/4/1923).

ACIMA: Estação de Guajuvira, sem data (Autor desconhecido). ABAIXO: O acidente em Guajuvira em 1988 (Autor desconhecido).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Paulo Sérgio Zageski; Carlos Cornejo; Flavio Cavalcanti; Roberto Capri: Estado do Paraná, 1924; O Estado de S. Paulo, 1911 e 1988; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; RVPSC: relatórios anuais, 1920-60; IBGE, 1960; )
     
Ao lado esquerdo, a estação de Guajuvira em 1923. Note-se o prédio no centro, ao alto, com o dístico branco. Foto do livro Estado do Paraná, de 1924, de Roberto Capri, acervo Carlos Cornejo
Estação de Guajuvira nos anos 1930. Autor: Arthur Wischral. Acervo Flavio Cavalcanti
Na foto ao lado, de 1998, o descampado à esquerda da linha era onde ficava a antiga estação. A linha passava também no descampado. Ao fundo, Curitiba. Para o outro lado, Engenheiro Bley... ...enquanto o rio Iguaçu está à direita da foto, atrás das árvores. A chaminé da olaria da outra foto aparece à direita da linha. Foto de outubro de 1998, tirada por Paulo Sérgio Zageski
A foto ao lado mostra o trem cargueiro no sentido Curitiba-Eng. Bley, em 10/1998. Note a olaria à direita. Foto Paulo Sérgio Zageski  
Na foto ao lado, a linha atual está em desnível no canto da foto. Ao fundo um bar, na esquina com a rua que, saindo à direita, cruza logo em seguida o rio Iguaçu. À direita, a chaminé e as ruínas de uma olaria destruída pelo incêndio causado... ...pelo tombamento de uma composição da RFFSA em 1988. A estação original foi demolida muito antes disso e nada restou da ferrovia por ali, a não ser os trilhos. Foto Ralph M. Giesbrecht, em 23/05/2002
     
Atualização: 26.04.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.