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Passaúna
Guajuvira
General Lúcio
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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E. F. Paraná
(1891-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1977) |
GUAJUVIRA
Município de Araucária, PR |
linha Curitiba-Ponta Grossa -
km 152,371 (1935) |
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PR-0403 |
Altitude: 865,000 m |
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Inauguração: 18.11.1891 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1891 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA:
A linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho
aberto em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na
metade do caminho, a estação de Serrinha, na margem
direita do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que
seguia para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste.
Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado
na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito
na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha
mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante
ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações
da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras,
modificando totalmente o curso do ramal original. No início
dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha
em seu leito original. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Guajuvira foi inaugurada em 1891.
Em 1912, a revista Brasil Ferrovias datada de novembro deste ano escrevia que "populares, reunidos na estação de Guajuvira, tentaram interceptar um trem". Não se sabe o motivo desta revolta nem seu resultado.
Distrito a partir de 1947, o local foi colonizado por poloneses e
ucranianos e chegou a ter uma fábrica de palhões (embalagens
de palha de centeio para garrafas). O movimento trouxe também
para ali uma agência dos Correios, que hoje não mais
existe.
A estação sobreviveu até o fim da linha original,
substituída pela variante Pinhais-Engenheiro Bley em
1977. Logo a seguir foi demolida.
A linha nova cruza a vila, sede de um distrito do município
de Araucária. O local onde ficava a estação
e o seu pátio, do outro lado da linha em relação
às ruínas da olaria da foto abaixo, era em 2002 um descampado.
Um incêndio com explosão, causado pelo descarrilamento
e tombamento de três vagões de combustível da
RFFSA em 8 de dezembro de 1988, destruiu a olaria que era uma das
poucas fontes de emprego no local.
Como em outros lugares, hoje "o trem passa direto".
A menos de 200 metros dali, o rio Iguaçu.
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1911
AO LADO: Acidente próximo
à estação em 1911 (O Estado de S. Paulo,
25/5/1911).
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1923
AO LADO: Problemas com carregamento
de cargas na estação (O Estado de S. Paulo,
11/4/1923).
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ACIMA: Estação de Guajuvira,
sem data (Autor desconhecido). ABAIXO: O acidente em Guajuvira
em 1988 (Autor desconhecido).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Paulo Sérgio Zageski; Carlos Cornejo; Flavio Cavalcanti;
Roberto Capri: Estado do Paraná, 1924; O Estado de S. Paulo,
1911 e 1988; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas,
1936; RVPSC: relatórios anuais, 1920-60; IBGE, 1960; ) |
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Ao lado esquerdo, a estação de Guajuvira
em 1923. Note-se o prédio no centro, ao alto, com o dístico
branco. Foto do livro Estado do Paraná, de 1924,
de Roberto Capri, acervo Carlos Cornejo |
Estação de Guajuvira nos anos 1930. Autor: Arthur Wischral.
Acervo Flavio Cavalcanti |
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Na foto ao lado, de 1998, o descampado à
esquerda da linha era onde ficava a antiga estação.
A linha passava também no descampado. Ao fundo, Curitiba.
Para o outro lado, Engenheiro Bley... |
...enquanto o rio Iguaçu está à
direita da foto, atrás das árvores. A chaminé
da olaria da outra foto aparece à direita da linha. Foto
de outubro de 1998, tirada por Paulo Sérgio Zageski |
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A foto ao lado mostra o trem cargueiro no sentido
Curitiba-Eng. Bley, em 10/1998. Note a olaria à direita.
Foto Paulo Sérgio Zageski |
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Na foto ao lado, a linha atual está em
desnível no canto da foto. Ao fundo um bar, na esquina
com a rua que, saindo à direita, cruza logo em seguida
o rio Iguaçu. À direita, a chaminé e as
ruínas de uma olaria destruída pelo incêndio
causado... |
...pelo tombamento de uma composição
da RFFSA em 1988. A estação original foi demolida
muito antes disso e nada restou da ferrovia por ali, a não
ser os trilhos. Foto Ralph M. Giesbrecht, em 23/05/2002 |
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Atualização:
26.04.2023
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