...
Wenceslau Braz
Cerradinho
Tomazina
...

IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. São Paulo-Rio Grande (1922-1942)
RVPSC (1942-1969)
CERRADINHO
Município de Tomazina, PR
Ramal de Barra Bonita - km 19,928 (1935)   PR-0593
Altitude:   Inauguração: 22.04.1922
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe começou a ser construído nos anos 1920, partindo da estação de Wenceslau Braz, no ramal do Paranapanema, segundo consta com a intenção de atingir as minas de carvão na região de Figueira e Cambuí, após Barra Bonita (Ibaiti). Depois de atingir Barra Bonita em 1925, somente vinte e três anos depois, em 1948, atingiu Cambuí, na estação de Lysimaco Costa. O ramal deveria ser interligado com a linha Ourinhos-Apucarana, mas tal nunca aconteceu. O ramal deficitário foi finalmente fechado em 1969 para trens de passageiros e o esgotamento das minas; a erradicação final veio em 11/07/1975, tendo porém, sido o ramal o responsável pela fundação de alguns núcleos urbanos em seu caminho.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Cerradinho foi inaugurada em 1922, juntamente com a estação seguinte, de Tomasina, aliás, centro do enorme município que abrigava o ramal. Em Cerradinho havia na época duas serrarias e algumas casas comerciais.

"Conseguimos chegar até a estação de Cerradinho, ou do que restou dela, praticamente junto ao asfalto de Wenceslau Braz para Tomazina, ficando distante do vilarejo do Cerradinho, situado a cerca de 5 km à direita do asfalto, e situada junto à sede de um sítio, de propriedade do Sr. José Geraldo Campos, que nos recebeu com algum espanto inicial ('quem seriam estes loucos atrás de estação de trem?') e, depois, com muita alegria e disposição nos mostrou tudo por ali. 'Isso aqui era uma beleza, passavam até 8 trens por noite, carregados de carvão. Havia muito movimento, com gente indo e vindo pela ferrovia. Aí, as coisas começaram a minguar, mais ou menos quando vieram as Diesel. A linha era muito precária, e não aguentava o peso das novas máquinas. No tempo do vapor, não havia composição com mais que 6 vagões, pois a linha sobe muito...' Ele nos relatou tudo isso, dizendo que mora naquele local desde 1946. Há 28 anos o movimento cessou de vez, os trilhos foram retirados e tudo caiu no abandono. Os galpões vistos nas fotos estão em cima do antigo leito, e da plataforma resta um pequeno trecho, coberto pelo mato" (Douglas Razaboni, 01/2003).

A ferrovia, bem como a estação de Cerradinho, foram fechadas em 1969.

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1925 a 1969. Na foto, trem do ramal em Japira (c.1969). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1963 (Guias Levi).
(Fontes: Douglas Razaboni; RVPSC: relatórios anuais, 1927-28; IBGE, 1960)
     

Restos da plataforma da estação demolida...

...enquanto armazéns foram construídos sobre o antigo leito da ferrovia. Fotos Douglas Razaboni em 2/1/2003
 
     
     
     
Atualização: 02.11.2017
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.