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E. F. Paraná
(1925-19420)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
RIO
DA VÁRZEA
Município da Lapa, PR |
Ramal do Rio Negro - km 53,515 (1935) |
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PR-0756 |
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Inauguração: 15.04.1925 |
Uso atual: estação da ALL |
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sem trilhos (estação velha)
com trilhos (estação nova) |
Data de abertura do prédio atual:
c.1963? |
HISTORICO DA LINHA:
A linha unindo Serrinha a Rio Negro foi aberta pela E. F. do Paraná
em 1891, até a estação da Lapa. Em 1894 a linha
foi prolongada até Campo do Tenente, e no ano seguinte chegou
a Rio Negro. Em 1913, com a chegada da linha do São Francisco
até Rio Negro, mas no lado esquerdo do rio, o ramal ganhou
um curto prolongamento até a estação do que hoje
é Mafra, entroncamento de linhas. Em 1964, o ramal foi entregue
totalmente retificado em toda a sua estensão, fazendo com que
todas as estações fossem fechadas e reabertas na linha
nova. Duas não o foram: Campo do Tentente e Roseira, que fecharam
definitivamente, sem trilhos. Hoje esse ramal faz parte do TPS - Tronco
Principal Sul. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Rio da Várzea foi inaugurada em 1925, no ramal
de Rio Negro. A abertura da variante que substituiu quase todo
o ramal, transformando-se em parte do Tronco Principal Sul,
fez com que outra estação fosse construída nessa
variante, inicialmente com o mesmo nome, por volta de 1963. De qualquer
forma, as duas estações são bem próximas.
Segundo pesquisou Nilson Rodrigues em 2007, a estação
original fica hoje em uma fazenda a uns 3 km da estação
atual. Porém, se olharmos a foto da estação (abaixo)
de 1956, vemos que, por um detalhe do prédio
ACIMA: O rio da Varzea está bastante claro,
com suas curvas, nesta foto tirada de satélite. A linha de
1894 do ramal aparece com seu leito à direita, cruzando o rio
pela ponte que aparece na foto abaixo. A linha atual, existente, está
à esquerda, estando a estação nova circundada
por um oval e o nome "estação nova" (GOOGLE
MAPS - Modificações: Nilson Rodrigues). ABAIXO: A ponte
sobre o rio da Varzea, em foto de julho de 2008, tirada no sentido
Campo do Tenente-Lapa (norte) (Foto Ralph M. Giesbrecht).
que aparece na foto, a estação de 1956 pode já
ser a atual (comparem os prédios). A única coisa que
parece diferente são as mãos francesas. Enfim... se
isto é verdade, estaria a variante já pronta naquela
época? Afinal, a variante demorou bastante tempo para ser construída.
"A passagem de um vagăo com portas abertas danificou a cobertura
do armazém, como se pode ver na foto (abaixo)" (Nilson
Rodrigues, 10/2007). A estação antiga já
parece ter sido demolida. Deveria ficar próxima à ponte
da linha antiga, que está em pé até hoje, servindo
como ponte ferroviária. Aliás, o leito, entre Campo
do Tenente e essa ponte, virou integralmente estrada de rodagem. |
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A estação (antiga?) de Rio da Várzea, em
1956. Foto da revista Correio dos Ferroviários, de agosto
de 1956. Cessão J. C. Kuester |
Plataforma da estação de Rio da Várzea,
sem data. Qual estação? Velha ou nova? Foto do
acervo da ABPF-Paraná |
A estação atual, em 10/2007. Foto Nilson Rodrigues |
Armazém da estação, em 10/2007. Foto Nilson
Rodrigues |
Casas da vila ferroviária, em 10/2007. Foto Nilson Rodrigues
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Atualização:
27.07.2010
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