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Ramal de Rio Negro (1925-1963):
Lavrinhas
Rio da Varzea
Campo do Tenente
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Tronco Principal Sul (a partir de 1963/4):
Lapa
Rio da Varzea
Rio Negro
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IBGE - 1957
 
 
E. F. Paraná (1925-19420)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
RIO DA VÁRZEA
Município da Lapa, PR
Ramal do Rio Negro - km 53,515 (1935)   PR-0756
    Inauguração: 15.04.1925
Uso atual: estação da ALL   sem trilhos (estação velha)
com trilhos (estação nova)
Data de abertura do prédio atual: c.1963?
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Serrinha a Rio Negro foi aberta pela E. F. do Paraná em 1891, até a estação da Lapa. Em 1894 a linha foi prolongada até Campo do Tenente, e no ano seguinte chegou a Rio Negro. Em 1913, com a chegada da linha do São Francisco até Rio Negro, mas no lado esquerdo do rio, o ramal ganhou um curto prolongamento até a estação do que hoje é Mafra, entroncamento de linhas. Em 1964, o ramal foi entregue totalmente retificado em toda a sua estensão, fazendo com que todas as estações fossem fechadas e reabertas na linha nova. Duas não o foram: Campo do Tentente e Roseira, que fecharam definitivamente, sem trilhos. Hoje esse ramal faz parte do TPS - Tronco Principal Sul.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Rio da Várzea foi inaugurada em 1925, no ramal de Rio Negro. A abertura da variante que substituiu quase todo o ramal, transformando-se em parte do Tronco Principal Sul, fez com que outra estação fosse construída nessa variante, inicialmente com o mesmo nome, por volta de 1963. De qualquer forma, as duas estações são bem próximas. Segundo pesquisou Nilson Rodrigues em 2007, a estação original fica hoje em uma fazenda a uns 3 km da estação atual. Porém, se olharmos a foto da estação (abaixo) de 1956, vemos que, por um detalhe do prédio

ACIMA: O rio da Varzea está bastante claro, com suas curvas, nesta foto tirada de satélite. A linha de 1894 do ramal aparece com seu leito à direita, cruzando o rio pela ponte que aparece na foto abaixo. A linha atual, existente, está à esquerda, estando a estação nova circundada por um oval e o nome "estação nova" (GOOGLE MAPS - Modificações: Nilson Rodrigues). ABAIXO: A ponte sobre o rio da Varzea, em foto de julho de 2008, tirada no sentido Campo do Tenente-Lapa (norte) (Foto Ralph M. Giesbrecht).
que aparece na foto, a estação de 1956 pode já ser a atual (comparem os prédios). A única coisa que parece diferente são as mãos francesas. Enfim... se isto é verdade, estaria a variante já pronta naquela época? Afinal, a variante demorou bastante tempo para ser construída. "A passagem de um vagăo com portas abertas danificou a cobertura do armazém, como se pode ver na foto (abaixo)" (Nilson Rodrigues, 10/2007). A estação antiga já parece ter sido demolida. Deveria ficar próxima à ponte da linha antiga, que está em pé até hoje, servindo como ponte ferroviária. Aliás, o leito, entre Campo do Tenente e essa ponte, virou integralmente estrada de rodagem.
     

A estação (antiga?) de Rio da Várzea, em 1956. Foto da revista Correio dos Ferroviários, de agosto de 1956. Cessão J. C. Kuester

Plataforma da estação de Rio da Várzea, sem data. Qual estação? Velha ou nova? Foto do acervo da ABPF-Paraná

A estação atual, em 10/2007. Foto Nilson Rodrigues

Armazém da estação, em 10/2007. Foto Nilson Rodrigues

Casas da vila ferroviária, em 10/2007. Foto Nilson Rodrigues
 
     
     
Atualização: 27.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.