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Ramal de Rio Negro (1891-1952):
Engenheiro Bley
Lapa
Lavrinhas
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2007
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E. F. Paraná
(1891-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1952)
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LAPA
(VELHA)
Município da Lapa, PR |
Ramal do Rio Negro - km 30,070
(1935) |
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PR-0754 |
Altitude: - |
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Inauguração: 14.10.1891 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA:
A linha unindo Serrinha a Rio Negro foi aberta pela E. F. do Paraná
em 1891, até a estação da Lapa. Em 1894 a linha
foi prolongada até Campo do Tenente, e no ano seguinte chegou
a Rio Negro. Em 1913, com a chegada da linha do São Francisco
até Rio Negro, mas no lado esquerdo do rio, o ramal ganhou
um curto prolongamento até a estação do que hoje
é Mafra, entroncamento de linhas. Em 1964, o ramal foi entregue
totalmente retificado em toda a sua extensão (o trecho até
a Lapa havia sido aberto em 1952) , fazendo com que todas as estações
fossem fechadas e reabertas na linha nova. Duas não o foram:
Campo do Tenente e Roseira, que fecharam definitivamente, sem trilhos.
Hoje esse ramal faz parte do TPS - Tronco Principal Sul. |
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A ESTAÇÃO: A estação
da Lapa foi aberta entre 10 e 19 de outubro de 1891 (Ver caixas abaixo, de 1891). Esta era a estação
original da cidade. É citado também o dia 14/11/1891, um mês depois.
Segundo Dalva Costa, em seu livro "Lapa: Imortal História"
(2004), a primeira estação ficava no princípio
da atual avenida Aloísio
Leoni, onde hoje está
construída a Fundação José Lacerda,
muito próxima à velha Estrada da Mata, trilha
de tropeiros que unia Viamão, no RS, a Sorocaba,
em São Paulo.
Durante a Revolução Federalista, em 1894, a cidade foi
cercada pelas tropas federais e a estação foi tomada
por estas, sendo este um dos primeiros passos para a tomada da cidade,
dias depois.
Depois (quando?) a estação primitiva foi construída
em outro local, próximo, desta vez uma estação
típica de madeira das estações paranaenses, local
abundante em madeiras. Teria sido erigida na mesma avenida, agora
próxima de seu atual término. Teria sido mudada a linha
também, ou apenas a posição da estação?
Esta estação permaneceu até que, em 1952, a abertura
do primeiro trecho de uma variante fez com que uma nova estação,
a atual, fosse aberta em local diferente e não muito longe
da estação original.
(Veja também: LAPA-NOVA)
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1891
AO LADO: Desastre
na Lapa (O Estado de S. Paulo, 29/7/1891).
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1891
AO LADO: Autorizado a abertura provisoria do trecho do ramal até a estação da Lapa (O Estado de S. Paulo, 10/11/1891). |
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1891
AO LADO: Foi aberto o trecho do ramal até a estação da Lapa (O Estado de S. Paulo, 20/11/1891). |
ACIMA: Mapa da cidade da Lapa, sem data.
Deve ser posterior a 1912, pois a rua Barão
do Rio Branco já aparecia com esse nome, e ele faleceu nesse
ano. A estação aparece com apenas dois desvios (confiável?)
e deve ser, em princípio, a segunda estação,
mas tudo é dúbio. A estação atual fica
mais a sudoeste, próxima ao riacho mais ao sul (Acervo Museu
Histórico da Lapa).
ACIMA: Acidente que causou a morte
do maquinista em 1925, entre Lapa e Rio Negro (local exato ignorado)
- CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM MAIS ÁREA E
DETALHES (O Malho, 6/6/1925).
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1925
AO LADO: Desastre
na Lapa (O Estado de S. Paulo, 17/4/1925). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Ana Maria Giesbrecht; Rodrigo Cunha; J. C. Kuester; Nilson
Rodrigues; O Estado de S. Paulo, 1925; Museu Histórico da Lapa;
Secretaria da Cultura do Estado do Paraná: Espirais do Tempo,
2005; Dalva Costa: Lapa - Imortal História, 2004; Diário
Catarinense, 2002; IBGE: Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1958; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros
e Cargas, 1936; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
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A segunda estação da Lapa, de madeira, provavelmente
anos 1920. Autor desconhecido. |
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Atualização:
29.08.2020
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