A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Ivaí
Abelha
Jussara
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1967-1975)
RFFSA (1975-1996)
ABELHA
Município de Jussara, PR
Linha Ourinhos-Cianorte - km   PR-3603
Altitude: -   Inauguração: 08.12.1967
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1968
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Cia. Ferroviaria. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego em 1924 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em São Paulo, a Cambará, no Paraná e, no mesmo ano, teve o nome alterado para Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná. Foi comprada logo depois pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte do Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada, em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou. O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária, no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado.
 
SA ESTAÇÃO: A estação de Abelha foi inaugurada em 1967.

O prédio da estação deveria estar pronto em 1973; o prédio provisório, assim como o de Doutor Camargo, era de madeira.

Provavelmente por isso mesmo, não resistiu a tanto tempo de abandono: "A localização da parada Abelha nos foi indicada por um funcionário de uma indústria cerâmica. O local fica dentro de uma reserva florestal. O que eu e Rosangela Kimura encontramos naquela área foi a linha em precárias condições, com dormentes podres ou mesmo algumas partes sem dormentes, vegetação e galhos sobre a via, e nenhum sinal evidente de uma estação ou parada. Por conta desta precariedade, não há mais tráfego de cargueiros. A concessionária responsável por este trecho, a América Latina Logística, não parece muito interessada na conservação da via" (Carlos Latuff, 17/10/2010).


ACIMA: Desenho feito por Carlos Latuff em outubro de 2010 para mostrar onde deveria ficar a extinta estação (ou parada) de Abelha, próxima ao rio Ivaí.

(Fontes: Carlos Latuff; Correio dos Ferroviários, 10/1972; Guias Levi, 1970-84)
     
   
     
     
Atualização: 20.07.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.