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Cinzas
Bandeirantes
Ibiúna
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IBGE - 1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2004
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Cia. Ferroviaria
São Paulo-Paraná (1930-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BANDEIRANTES
Município de Bandeirantes, PR |
Linha Ourinhos-Cianorte - km 382
(1960) |
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PR-1688 |
Altitude: 392 m |
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Inauguração: 01.07.1930 |
Uso atual: museu; em má conservação (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1930 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Cia. Ferroviaria. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego
em 1924 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em
São Paulo, a Cambará, no Paraná e, no mesmo ano,
teve o nome alterado para Cia. Ferroviaria São Paulo-Paraná.
Foi comprada logo depois pelos ingleses da Cia. de Terras do Norte
do Paraná. Prolongada até Apucarana em 1942 e povoando
a região, virgem até 1929, foi vendida ao Governo Federal
em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC. Foi prolongada,
em diversas fases, até atingir Cianorte, em 1972, onde parou.
O tráfego de passageiros, dividido entre os trechos Ourinhos-Maringá
e Maringá-Cianorte, parou em 1981 no primeiro trecho, onde
rodava com trens de passageiros que vinham de São Paulo, e
um pouco antes no outro, onde trafegava em trens mistos. Atualmente
circulam apenas trens cargueiros da ALL, atual concessionária,
no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte está abandonado. |
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HISTORICO DA LINHA: A estação
de Bandeirantes foi inaugurada em 1930.
No dia 6 de setembro, teve o nome alterado para Bandeirantes-Paraná,
"afim de não haver confusão com outra de egual
nome na São Paulo Railway" (que, em 1943, passou a se
chamar Vargem) (Folha da Manhã, 7/9/1930).
Em 2000, seu pátio mantinha três linhas de desvio.
Em 2017, depois de restaurada, abrigava o Museu Municipal Maria Calil
Zambon.
Em 2022, a placa indicava que seguia como museu, mas o prédio estava mal cuidado, com muito lixo ao seu redor; parecia ser local de mendigos e viciados.
ACIMA:
Estação de Bandeirantes em 1930 (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação nos anos 1930 (Foto: Arthur Wischral).
ACIMA: Mapa da linha em 1935 (Acervo Sud Mennucci/Ralph M.
Giesbrecht).
ACIMA: A linha da E. F. São Paulo-Paraná passa
no centro de um imenso cafezal, em foto publicada em 1941. Hoje não
é bem assim naquela região, com o café não
ocupando mais tanta importância quanto naquela época
(Revista Brasileira de Geografia, abr-jun 1941, p. 369).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht,
pesquisa local; Douglas Razaboni, 2001; Arthur Wischral, 1930; Victor Langaro, 2022; José Carlos Neves Lopes; Antonio Rapette; Adriano
Martins, 2012; Douglas Razaboni; Folha da Manhã, 1930; IBGE, 1970;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação, anos 1930. Foto do acervo de José
Carlos Neves Lopes, enviada por Antonio Rapette |
A estação em 11/2001. Foto Douglas Razaboni |
A estação em 11/2001. Foto Douglas Razaboni |
A estação em 4/2012. Foto Adriano Martins |
A estação em 28/5/2022. Foto Vitor Langaro
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Atualização:
07.05.2023
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